Qual a nova jornada do viajante?

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Na WTM Latin America 2023, Débora Bonazzi, head travel do Google, falou sobre a nova jornada do viajante; confira

No 2°dia da WTM Latin America, grande evento de turismo que acontece no Expo Center Norte, em São Paulo, houve uma série de palestras importantes.

Uma das mais aguardadas foi sobre a Nova Jornada do Viajante. A apresentação foi feita por Débora Bonazzi, head travel do Google.

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A palestra trouxe dados da nova pesquisa feita pela plataforma, que mostra o momento atual do turismo no Brasil.

A nova jornada do viajante é o que esperar em 2023

Durante a palestra, Débora comentou que 98% dos brasileiros usam o Google para planejar a sua viagem. Esse é um dado de intenção, ou seja, ao procurar sobre viagens no Google, há uma intenção em viajar.

Além disso, de acordo com o Instituto Boticário, viajar ainda é raro, e 20 milhões de brasileiros ainda não conhecem o mar. “Isso é algo bárbaro, pois temos uma costa imensa no Brasil
Mas esses dados mostram que viajar ainda é algo raro.”, comentou.

Mas, esse cenário está mudando, pois a busca por hotéis cresceu 93%. Também, a viagem sobre rodas cresceu, por conta do preço das passagens aéreas. ” A máxima agora é viajar mais, pagando menos. Então, por isso essa viagem sobre rodas”.

O perfil do viajante também está mudando. As demandas por viagens nas regiões Norte e Nordeste do Brasil aumentaram. Já a faixa etária com mais interesse em viajar são jovens e idosos.

“A geração Z também vai viajar bastante, e ela quer uma viagem que só ela vai fazer. Ela não quer algo que todo mundo faz, ela quer uma viagem dela. Um dos segmentos muito procurados é o ecoturismo no Brasil, com 27%”.

Débora ainda comentou que os viajantes da geração Z dão dirigidos por tecnologia, são os “Smart Travellers” (“viajantes inteligentes”, em tradução livre.) Ou seja, sempre antenados com as novidades. Além disso, são muito visuais.

Débora Bonazzi, head travel do Google
Débora Bonazzi, head travel do Google (Foto: Geovana Fraga)

Novos viajantes: quem são, o que comem, onde vivem

A palestrante trouxe dados que apontaram os comportamentos dos viajantes. “As viagens agora são feitas com mais impulsividade e não com tanto planejamento. Já os viajantes mais frequentes são aqueles com maior poder aquisitivo, e nesses, há os pais que viajam com seus filhos, por exemplo. As viagens que priorizam a proximidade também cresceram. Então, hotéis próximos do centros das cidades, pontos de interesse, e viagens sobre rodas”.

O Google também fez uma análise das pesquisas por malas no Google (comprar malas, onde encontrar, etc.), e as buscas por viagens. “Os resultados das pesquisas são muito parecidos pessoal. Então, as pessoas estão de malas prontas.”

Ainda, qual as conclusões desse estudo e como se preparar para nova jornada do viajante? (intertítulo)

Diante desses dados, Débora explicou que os roteiros terrestres são muito fortes nesse momento. “O turismo terrestre é muito forte agora, com as viagens sobre rodas, hotéis de proximidade, etc.”

Outro assunto para ficar de olho são as recompensas para os clientes: “Cashback, programas de recompensa e milhas são maneiras de acesso aos turistas. Quando eles pensam nas milhas, os viajantes pensam em quais recompensas podem ter”, explicou.

As milhas podem ser usadas em inúmeras categorias: aéreas, hotéis, shows, eletrodomésticos, ou ainda para comercializar.

“36% começam a entender como uma moeda mesmo”.

Por fim, ela falou sobre os ecossistemas em que se inserem as empresas de turismo. ” Marcas relacionadas à viagem pensar em como elas podem oferecer demais soluções ao seus clientes, usando tecnologia. Quais recompensa eles tem com vocês?”

Mas, por onde começar? “Identifique a sua fortaleza. Onde a sua empresa é forte? “Ah, minha fortaleza é pacotes por exemplo. Vou começar por aqui”, complementou.

Por Caroline Figueiredo – Repórter do DT.

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