Publicado originalmente dia 18 de agosto
Por Paulo Atzingen
Filha de missionários texanos, Rebecca Meadows é gerente de marketing da Turkish Airlines.
Veja também as mais lidas do DT
O ambiente plural da Livraria Cultura, o burburinho do Conjunto Nacional e a proximidade do escritório da Turkish Airlines foram os motivos de nos encontrarmos ali.
Seguindo à risca o perfil dos executivos que trabalham em companhias aéreas, ela chegou pontualmente às 10 horas para o café.
“Café expresso, puro, para dois e sem pão de queijo”, peço à moça do caixa, atendendo minha convidada.
Fluente em inglês e alemão, além de um excepcional português, fruto dos livros que lê, Rebecca deixou boas sementes nas diversas companhias aéreas por qual passou, além de ter trabalhado na Star Alliance.
“A facilidade que tive em ingressar nas companhias aéreas é explicada por minha boa fluência em inglês”, adianta Rebecca logo nas primeiras linhas de nosso bate-papo. “Meus pais eram missionários americanos que vieram para o Brasil. Acabei nascendo em São Paulo”, afirma com doçura nossa entrevistada e antecipa o que eu previa:. “uma executiva com alto astral”.
“Família aérea”
Conta Rebecca que suas duas irmãs (Mary e Miriam) trabalham em companhias aéreas. “A mais nova, a Miriam, trabalha na United Airlines e a mais velha, a Mary, passou pela Varig e depois Delta. Já meu irmão, o James David, é casado com a Juciaria Tavares que trabalha hoje da United Cargo”.
Em 2009, Rebecca foi convidada por Klaus Kühnast (ex-TAM) a ingressar na companhia aérea do comandante Rolim para cuidar da entrada
da TAM na Star Alliance. Rebecca ficou lá até 2012.
“A primeira vez que eu fui para a Turquia estava cuidando do processo da TAM na sua entrada na aliança. Fui para lá, pela primeira vez, em 2010.
“Claro que ainda não deu para visitar todos os lugares que quería; é um país lindo e difícil de descrevê-lo totalmente”, adianta.
“Muitas coisas marcam. Além da cultura, a religião é muito forte. A mistura das fés cristã com a muçulmana, os fluxos históricos de todos os povos que passaram por lá. No ano passado eles receberam 30 milhões de turistas; este ano querem receber 50 milhões”, quantifica.
Com a experiência adquirida na Star, explica Rebecca, surgiu a oportunidade de trabalhar na Turkish Airlines, onde ela entrou, exatamente em março de 2012.
Formada pelo Instituto Ibero Americano, Rebecca é apaixonada por livros. Um de seus autores favoritos é Max Lucado e o seu livro preferido, deste mesmo autor, é “Dias Melhores Virão”, “Trata-se de um dos livros que mais me marcou”, confidencia ao DT.
Outro lado
Essa filha de texanos está deixando bons rastros por onde passa. Rebecca, junto com as irmãs, comanda o LERC (Lar Escola Recanto Cristão), criado por seu pai James David Meadows, missionário que chegou ao Brasil em 1969. O pai faleceu em 2007.
Sem a necessidade (e interesse) em mostrar seus serviços prestados ao Brasil e ao próximo, Rebecca muda de assunto e segreda que, apesar do pais estar como está, prefere viver aqui do que lá, nos Estados Unidos, já que tem dupla cidadania. “Aqui somos mais autênticos e o mundo corporativo não é tão árido como o americano”, afirma.
Que mais Rebeccas existam e não deixem o pais…
Muito obrigada pela ótima entrevista. Gostei demais! Claro, sou suspeita, sendo a mãe de Rebecca. Parabéns para vocês.