Este 2015, de qualquer forma, assinala o décimo-quinto aniversário de um Natal que jamais esquecerei. Pois foi o último que passei com meu pai. Uma semana mais tarde, ele faleceria quando eu já estava na Nova Zelândia. Parece que tudo foi ontem. Se estivesse vivo, ele estaria se avizinhando dos 90 anos – um marco inverossímil para alguém extravagante como ele. Como sabemos, a longevidade é prerrogativa das almas sóbrias. O que não ofusca o fato de que faleceu muito cedo – sina dos muito apaixonados. Olhando em retrospectiva, estou convencido de que a ele devo um legado intangível: o gosto pelo mundo. Esse estar à vontade em todos os quadrantes da Terra – ativo que ele mais valorizava na vida –, devo a ele e só a ele. Sei que foi com sacrifícios pessoais que me permitiu viajar para o exterior há 42 anos, movimento que jamais cessou. Até na família, tem gente que defende que ele teria exagerado na dose e que isso fez de mim um adulto excessivamente independente. Alguém que tira pouco prazer do convívio humano. Será? Não creio.

Observar a forma como os diferentes povos comem, se vestem, pensam e reagem às manifestações naturais e espirituais, se transformou numa espécie de segunda natureza

O que sim pode ter acontecido foi a calcificação de um cacoete que, tendo começado profissionalmente, resvalou para a vida diária. Observar a forma como os diferentes povos comem, se vestem, pensam e reagem às manifestações naturais e espirituais, se transformou numa espécie de segunda natureza. Um exercício sócio-profissional que virou um mantra de vida. Portanto, tanto quanto celebrar as festas, me compraz ver a vida da janela, como se o mundo fosse uma imensa passarela e eu o espectador privilegiado. Nesse contexto, meus votos são muito pessoais – a todos os que começaram a me acompanhar aqui no blog esse ano – e, como não poderia deixar de ser, universais. Queria que, mesmo entre os não-cristãos, se instaurasse um momento de reflexão e recolhimento. Menos badulaques ao pé da árvore natalina e mais tolerância. Esse ano vi paredes perfuradas por bala de fuzil na porta de casas de show. Mas também vi sírios recém-chegados ao Brasil, já à frente de simpáticas lanchonetes árabes e falando um português esforçado e gentil.

Veja também as mais lidas do DT

Sei, outrossim, o quanto é difícil antever dias auspiciosos para os próximos anos. Sou dos que acham que o fundamentalismo consumista ressecou corações e deformou mentalidades. Nesse vale tudo que entroniza o ser a reboque do ter, tudo pode parecer válido. De par com isso, decepciona que a sociedade civil ainda não tenha se valido de seus muitos instrumentos de mobilização para, efetivamente, ocupar cada vez mais o lugar inoperante e anquilosado dos chamados governos. Esse é talvez meu maior sonho: a criação de um mundo intercultural, fortemente calcado na economia cooperativa e cada vez menos dependente da orquestração de uma classe política para ir em frente. Menos mal que, a essa altura, meus anseios dependem menos de fatores externos do que da força interior para dar forma a essa visão de mundo. Mesmo assim, sobretudo para quem envelhece, é reconfortante imaginar que deixaremos o legado de um mundo melhor e maior. Como meu saudoso pai me legou, no que dependia dele.