Recepção: um canal de distribuição esquecido pelos hotéis (parte 1: Walk-in)

Continua depois da publicidade
Por Fernanda Mangini*

A recepção do hotel é, na maioria das vezes, o primeiro encontro físico entre os hóspedes e um hotel. Além da responsabilidade de honrar aquela máxima que diz que “você nunca terá uma segunda chance de fazer uma ótima primeira impressão”, a recepção tem potencial para exercer uma grande importância na estratégia de distribuição dos hotéis.

Resolvi escrever alguns artigos que destacam a importância da recepção como canal de distribuição e, no primeiro, escrevo sobre as oportunidades de receita com as vendas walk-in, e o que acontece quando os recepcionistas estão mal preparados.

Um hóspede que chega no hotel sem reserva, tem uma alta probabilidade de ficar, vai depender única e exclusivamente do atendimento prestado pela recepção e das orientações que o recepcionista possui sobre qual tarifa oferecer.

Veja também as mais lidas do DT

Recepcionistas devem ser treinados para agirem como vendedores. Em vez de informar apenas uma tarifa, deveriam estar preparados para, rapidamente, entender o perfil do cliente e suas necessidades para aquela hospedagem. Como consequência, poderiam oferecer as opções de apartamento e tarifas que melhor atendessem os objetivos do cliente. É fundamental que os recepcionistas estejam preparados para reforçar os benefícios e diferenciais do hotel em relação aos seus concorrentes e demonstrem verdadeira hospitalidade e satisfação em receber aquele hóspede de última hora.

E, para reconhecer todo o esforço e dedicação do colaborador que lutou para não perder aquele cliente, o hotel deveria pagar uma comissão justa aos recepcionistas por cada venda convertida. Nada mais justo, não?

Mas na prática, você sabe o que acontece no seu hotel?

(Imagem ilustrativa)
(Imagem ilustrativa)

Vou compartilhar um relato que li em uma rede social sobre a “receptividade” dos recepcionistas ao processo de walk-in. O texto postado pela página dedicada a profissionais de hotelaria, e que recebeu, até o momento em que escrevi esse texto, 776 curtidas foi:

“Atire a primeira pedra quem nunca mentiu sobre a disponibilidade pra não fazer um walk-in.(especialmente quando faltam 5 minutos pra você ir embora)”.

Listei abaixo os principais comentários (todos originais e e sem edição) que esta declaração recebeu para ilustrar o que pode estar acontecendo no seu hotel:

“Nunca, só passo a tarifa balcão kkkk a mais barata é R$ 700,00 + ISS.”

“Pior é quando vc joga a diária lá no alto e a pessoa fala: vou ficar!!!”

“Agora q nao trabalho mais no hotel,posso dizer que ja fiz, mas foi só 2x nos 4 anos que trabalhei no hotel.”

“Quando o habitue é chato.”

“Eu??Nunca kkkkk so falava que tinha hotel que era bem mais barato kkkk ele decidia por conta propria kkk”

“Nunca fiz isso… Nem disse que ia “consultar a disponibilidade pra ver se ainda tinha vaga” com hotel vazio…
Kkkkkkkkk”

“Vou confirmar com meu setor de reservas se não tem nada bloqueado” vai pro back rir e volta com cara de tristeza “realmente não temos nada”

“Se pagassem comissão por walk in isso não aconteceria.”

Não sei você, mas confesso que eu fiquei chocada ao perceber o despreparo desses profissionais! Eles não têm a menor noção de que apartamento vazio é receita perdida… e do que é hospitalidade!

(Imagem ilustrativa)
(Imagem ilustrativa)

Uma outra situação que já cheguei a presenciar e que certamente acontece com frequência nos hotéis, é aquele hóspede que pergunta o valor da tarifa para o recepcionista e questiona que na Booking está mais barato. Bom, isso jamais deveria acontecer, certo?!?!? Mas este problema fica ainda maior, quando o recepcionista orienta o hóspede a reservar pela Booking “pois não pode honrar aquela tarifa por ser exclusiva da internet”…

Nesses dois cenários, do walk-in que é negado pela recepção e do hóspede que é orientado pelo recepcionista a reservar pela Booking, um canal mais caro devido à comissão, temos exemplos claros de como os resultados de um hotel ficam prejudicados pela falta de treinamento e orientação das equipes.

Meu alerta é para você, gestor: é sua responsabilidade estar atento ao que acontece no hotel, capacitar frequentemente sua equipe, remunerar de forma justa seus profissionais e selecionar as melhores pessoas para cuidar do seu negócio.

Agora me conte: essas duas situações acontecem no seu hotel? O que você faz para impedir que elas aconteçam?

No próximo artigo da série “Recepção: um canal de distribuição esquecido pelos hotéis”, falarei sobre upsellig.

Até lá!

Fernanda Mangini

Contatos

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade