Renilda Soares Dupin, do hotel Chapadão da Canastra, fala ao DIÁRIO

Continua depois da publicidade

O hotel Chapadão Da Canastra, localizado em São Roque de Minas, em Minas Gerais, guarda a essência dos hotéis e pousadas do interior no qual o cliente era recebido como hóspede, mas ao sair, já se tornara amigo dos proprietários. No entanto, mais do que isso, o hotel não parou no tempo e vem ano a ano se modernizando e recebendo os mais variados tipos de visitantes, sempre exigentes e antenados com os avanços dos serviços da hotelaria. Foi o que ocorreu recentemente quando o hotel acolheu meia centena de camareiras e governantas da Accor – maior rede de hotéis do mundo – durante a execução do projeto Plant for the Planet, da rede francesa. "O hotel Chapadão foi por dois anos consecutivos o quartel-general da rede Accor e já está reservado para o próximo ano, também, para recebê-los. Para nós, é motivo de grande orgulho e muita responsabilidade participar deste evento tão significativo", disse Renilda Soares Dupin, proprietária do hotel. O DIÁRIO, foi à Serra da Canastra e a entrevistou, confira:

DIÁRIO – Em quais circunstâncias surgiu a ideia de montar um hotel em São Roque de Minas, às margens da Serra da Canastra? E em que ano o hotel foi inaugurado? 

RENILDA DUPIN – Surgiu, inicialmente, da necessidade de preencher o vazio deixado pela ausência das minhas três filhas que estavam em busca de novos estudos e também a vontade de permanecer junto ao meu querido "Velho Chico", o Rio de minha infância. 

Veja também as mais lidas do DT

O Rio São Francisco nasce nas terras que pertenceram ao meu saudoso pai. Hoje, parte do Parque Nacional da Serra da Canastra, as quais foram desapropriadas em 1972, quando, da criação do parque, montando um hotel, teria a possibilidade também de continuar preservando e falando do Rio e do "Chapadão", como dizia meu pai, e daí o nome do hotel, em sua homenagem. 

Continuamos bem próximos, ouvindo maravilhas sobre a Serra, seus animais, cachoeiras e a importância do Rio para a humanidade. E, em 2001, surgia o hotel Chapadão da Canastra para receber turistas do Brasil e do mundo e permitir apreciarem nossa natureza pródiga em belezas e farta em recursos naturais!

  O Chapadão é considerado o maior hotel da cidade e é a principal referência por seus bons serviços 

DIÁRIO – O hotel já recebeu grandes personalidades que marcaram época na história do Brasil. Quem são eles? 

RENILDA DUPIN – Para nós, cada hóspede que recebemos é especial, não importa sua condição social, raça, cor ou origem, todos são importantes e muito bem-vindos! Prezamos muito nossos fiéis "viajantes" mensais, os "vendedores" de todas as semanas, nossos fiéis professores com seus alunos que vêm todos anos para aulas de campo. Temos clientes fidedignos de mais de dez anos, que consideramos mais que clientes, são amigos do peito!

Já recebemos personalidades do meio político como o saudoso Itamar Franco, o ex-presidende Fernando Henrique Cardoso, Aécio Neves, entre outros, todos por ocasião dos 500 anos do Rio São Francisco e também grandes nomes da música brasileira como Renato Teixeira, Rio Negro E Solimões, Daniel e tantos outros. Mas, repito, nenhum mais importante que nossos hóspedes do dia a dia. 

DIÁRIO – O hotel Chapadão da Canastra é o maior hotel da cidade? Quem visita a Serra da Canastra tem o seu hotel como a principal referência? 

RENILDA DUPIN – Sim, o hotel Chapadão é considerado o maior hotel da cidade. Somos referência por nossos bons serviços prestados e pelo feedback de nossos hóspedes que sempre nos indicam para seus amigos e familiares e também sempre que os turistas pedem informações quando chegam em São Roque de Minas, somos indicados por nosso bom nome junto à população. Temos boa pontuação também junto às redes sociais, a Booking e também o Tripadvisor, onde quem se hospeda conosco tem a oportunidade de opinar e pontuar sobre o que acharam de nossos serviços e atendimento. 

Queijo Canastra: outro atrativo da região, conhecido mundialmente

DIÁRIO – O hotel foi o quartel-general da rede Accor recentemente, quando a rede hoteleira promoveu o evento Plant for the Planet com as camareiras. Quais foram os preparativos para receber representantes de uma rede tão importante? 

RENILDA DUPIN – O hotel Chapadão foi por dois anos consecutivos o quartel-general da rede Accor e já está reservado para o próximo ano, também, para recebê-los novamente. Para nós, é motivo de grande orgulho e muita responsabilidade participar deste evento tão significativo. 

Foram momentos de ansiedade, expectativa e imenso prazer ao receber pessoas tão simples que de camareiras passaram a hóspedes, sentindo o outro lado da moeda, sendo servidas e não servindo, vendo seu trabalho sendo reconhecido e gratificado, ou melhor, premiado. 

É emocionante vê-las recebendo seus merecidos prêmios pela colaboração e preservação com nosso meio ambiente, vendo in loco, o plantio das árvores para garantia do futuro de nossas gerações e vendo que nosso hotel também já aderiu a este projeto antes de conhecê-lo, portanto foi amor a primeira vista com o projeto se identificando com os anseios da rede Accor, por isso não foi difícil recebê-los, pois falamos a mesma língua, só que em escala bem menor. Resumindo, foi gratificante e um grande aprendizado para nós! 

DIÁRIO – O maior ponto turístico da região, é, sem dúvida alguma, a Serra da Canastra e seus atrativos. Quais as outras atrações da região que os hóspedes procuram? 

RENILDA DUPIN – Com certeza a Serra da Canastra é nosso cartão de visita. Com a nascente do Rio São Francisco e a belíssima cachoeira Casca Danta, que em sua primeira queda, com 186 metros de água, despenca de um majestoso paredão de mais de 330 metros. Além da serra temos mais de 50 cachoeiras espalhadas por toda região, indo também até a região do lago de furnas, com seus belos cânions e represa para passeios náuticos.

Outra grande atração que temos aqui é o nosso povo e nossa maneira peculiar de receber as pessoas, a simplicidade de nossa gente, nossa culinária, nossas "quitandas", o famoso pão de queijo e o famosíssimo Queijo Canastra, que já rompeu as barreiras do Brasil e ficou famoso além mar, conquistando o paladar dos mais exigentes chefs europeus e demais estrangeiros. 

Temos também um grande público buscando nosso modelo de cooperativismo, também nosso grande forte, somos modelo em desenvolvimento cooperativista em todos setores, de crédito, educacional, agronegócio e outros.

  Chapadão da Serra da Canastra, onde nasce o Rio São Francisco

DIÁRIO – Qual a procedência dos hóspedes do Chapadão da Canastra? 

RENILDA DUPIN – Nossos hóspedes, em primeiro lugar, vêm de São Paulo, tanto capital, quanto interior, são tanto famílias, grupos de melhor idade e estudantes universitários, secundaristas e até fundamentais. Permanecem em média de dois a quatro dias, fazendo passeios aqui na Canastra e, as vezes, vão até Furnas.

Hoje, nosso segundo pólo emissor de turistas é o Triangulo Mineiro, seguido de Goiás e Brasília, por isso, pleiteamos tanto nossa ligação asfáltica com o triangulo mineiro através da tão sonhada BR 146. Estamos conquistando, também, nosso turista mineiro, já tão repleto de belezas naturais por todo nosso estado. Mas, a Serra da Canastra tem seu encanto peculiar, por isso sua fama está correndo Minas e conquistando os mineiros. 

E, também, os cariocas, que tem aumentado significativamente dia a dia. Hoje, temos um número muito grande de turistas do Rio de Janeiro, principalmente do segmento de observadores de pássaros, nos visitando cada dia mais. Não podemos deixar de citar nossos clientes do norte e nordeste do Brasil, que têm trocado suas belas praias pelas nossas belezas naturais e também pela vontade de conhecer a nascente do São Francisco.

DIÁRIO – Existem planos para ampliação de setores do hotel? 

RENILDA DUPIN – Temos vários planos de expansão. Já que sentimos a demanda crescente do hotel e sua real necessidade. Já temos um restaurante pronto, faltando somente abri-lo ao público externo, já que para nossos grupos já fechamos com regime de pensão completa. 

Planejamos para um futuro próximo nossa área de lazer, já em andamento e negociação de um terreno para execução da mesma e, para ampliação dos aposentos, já temos uma fundação de igual tamanho de nossa estrutura já pronta.

_________________________

Hotel Chapadão da Canastra
www.chapadaodacanastra.com.br/
Rua Benjamim Constant, 10 – Centro, São Roque 
(37) 3433-1267

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade