João Abegão, Diretor Comercial da Iberostar Hotéis e Resorts, detalha ao DIÁRIO o reposicionamento do produto e as novidades para enriquecer as viagens pelos Rios Negro e Solimões
POR REDAÇÃO DO DIÁRIO
Quem já embarcou no cruzeiro Grand Amazon Expedition pelo Rio Solimões e pelo Rio Negro conhece muito bem as experiências imersivas que as viagens proporcionam. A característica expedicionária das navegações é o coração de uma série de novidades que o Grupo Iberostar implementou para proporcionar as melhores vivências, aventuras e imersão na exuberante natureza amazônica e comunidades tradicionais.
Veja também as mais lidas do DT
O cruzeiro retomou as suas viagens em 18 de dezembro passado pelos icônicos Rios Negro e Solimões. João Abegão, Diretor Comercial da Iberostar Hotéis e Resorts, conta que as novidades começam pelo novo nome – Grand Amazon Expedition, que ressalta a identidade expedicionária da viagem – e pelo novo logo, inspirado nas curvas do Rio Negro. “As melhorias enriqueceram as experiências”, diz.
Abegão explica que o Grupo Iberostar aproveitou o tradicional período de docagem anual, em outubro, que coincidiu com a seca na região no ano passado, para atualizar o cruzeiro ao novo momento do Grupo. “Além da manutenção habitual, aproveitamos para repaginar nosso produto. Houve uma série de melhorias para expandir as experiências dos viajantes e valorizar as características e elementos regionais”.
O Diretor Comercial da Iberostar Hotéis e Resorts pontua que a renovação compreende, entre outras, a nova decoração de alguns dos ambientes com elementos naturais locais, atualização dos mobiliários e melhoria na experiência gastronômica com a ampliação das opções de buffet e à la carte, incluindo snacks, sucos e produtos regionais.
“A gente fez várias alterações com o objetivo de trazer para o navio uma experiência imersiva na cultura local, com elementos da região que valorizam ainda mais as viagens do Grand Amazon Expedition. Esse aprofundamento na vivência do destino foi um cuidado que tivemos esse ano para superar as expectativas e encantar os nossos clientes, que são exigentes”, sublinha.
Novo logo:
As mudanças, prossegue Abegão, conceituam e fundamentam o novo momento vivido pelo Grupo Iberostar. “O Grand Amazon Expedition é um produto que continua sob o guarda-chuva do Grupo Iberostar. O reposicionamento do produto sintetiza em cada detalhe o que os clientes irão vivenciar durante as expedições”.
AS EXPEDIÇÕES
O Grand Amazon Expedition oferece três roteiros de viagens, detalha Abegão. “Temos o roteiro de 3 noites pelo Rio Solimões, o roteiro de 4 Noites pelo Rio Negro, e o roteiro combinado de 7 noites pelos dois rios. A pessoa pode escolher fazer 3, 4 ou 7 noites. A gente sempre recomenda fazer o de 7 noites, pois combina dois roteiros com experiências e paisagens diferentes, ressaltando fauna e flora únicas para cada um dos rios. Quem tem a oportunidade, faça a combinação dos dois”.
Abegão conta que as expedições variam de acordo com o caudal dos Rios. “Quando o nível do Rio está mais baixo, o viajante tem a oportunidade de conhecer um tipo de cenário. Já na época de cheia, ele tem a possibilidade de navegar mais por dentro dos próprios Rios Solimões e Negro e seus afluentes, tendo assim uma nova experiência. São dois perfis de expedições proporcionadas pela paisagem, clima e época do ano. As duas expedições são extraordinárias”.
VIAJANTES
João Abegão aponta que as viagens do Grand Amazon Expedition inspiram diferentes perfis de viajantes. “A gente conta um perfil diversificado de clientes que buscam experiências únicas conectadas à natureza. Há uma grande presença de casais e aumento de clientes mais jovens e de famílias. As crianças são quem mais aproveitam as experiências, principalmente pelo poder de educação para estimular a preservação ambiental. Vale lembrar que o Grand Amazon Expedition aceita crianças a partir dos oito anos. A expedição inclui vivências em comunidade indígena, visitas a casas de caboclos e contato com diferentes culturas locais”.
Os viajantes em grupo, seja a lazer ou eventos, é outro perfil que cresce cada vez mais. “O navio tem um tamanho que permite diferentes possibilidades de viagens e que combinam conforto e contato com a natureza, além de ser ideal para eventos. Temos muitas solicitações para grupos e fretamentos para empresas que buscam experiências mais exclusivas”.
Confira o álbum de fotos:
NOVOS MERCADOS
Abegão destaca que o Grand Amazon Expedition já tem uma posição consolidada no mercado doméstico. “O cliente brasileiro é uma presença constante em nossas expedições. No último ano também estamos vendo o cliente internacional voltar cada vez mais”.
Mesmo diante dos desafios impostos pela conectividade aérea, o Diretor Comercial da Iberostar Hotéis e Resorts nota um crescimento grande e rápido nos mercados norte-americano e canadense. “São países que olham para a gente de uma forma muito interessante em função da imersão que proporcionamos nas comunidades locais”.
Ele também observa que, pouco a pouco, o mercado europeu está retomando a sua importância de há alguns anos. “Hoje, com a ausência das conectividades aéreas, não temos ainda tantos europeus como acreditamos que podemos ter. Estamos trabalhando com as equipes da Europa para aumentar essa presença. A gente já vê países como Reino Unido, Portugal, França e Alemanha com alguma representação”.
O mercado da América Latina é uma das prioridades, revela Abegão. “Os viajantes do nosso continente são um dos focos do Grand Amazon Expedition. Estamos trabalhando para conquistar um espaço entre os clientes da América Latina. O Chile e sobretudo a Argentina já começam a despontar como mercados importantes”.
João Abegão assegura que o sucesso do Grand Amazon Expedition resulta de um staff que trabalha como uma grande família. “Felizmente são profissionais preparados que contam com profunda formação proporcionada pela empresa, que falam vários idiomas e que trabalham juntos há muito tempo. Conhecem os valores da empresa. É um dos nossos destinos em que o staff é uma referência, trabalham conosco há muitos anos e são, em sua maioria, pessoas da região”.
Outro fator determinante para esse sucesso é o equilíbrio na distribuição do produto, revela Abegão. “Temos uma colaboração muito próxima com as agências de viagens e operadoras. Para nós, é o ponto mais importante em nossa distribuição, seguido pela forte presença dos nossos canais diretos”.
Os clientes podem reservar suas expedições através de agências de viagens, operadoras e site. “Os turistas internacionais chegam predominantemente pelas agências de viagens e receptivos, que oferecem a combinação do produto Grand Amazon Expedition com o transporte aéreo e a própria hospedagem na cidade de Manaus, o que possibilita estender a permanência nesse destino fascinante”, finaliza Abegão.
GRAND AMAZON EXPEDITION
- Navegação de três noites pelo Rio Solimões – sai sexta-feira e volta na segunda.
- Navegação de quatro noites pelo Rio Negro – sai segunda-feira e volta na sexta-feira.
- Navegação combinada de 7 noites pelo Rio Solimões + Rio Negro – sai segunda-feira e sexta-feira
LEIA TAMBÉM:
Iberostar participa da 35ª edição da FESTURIS com ação sustentável