Ricardo Bertino, gerente geral do Nobile Tambaú, em João Pessoa, fala ao DIÁRIO

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Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO, em Pernambuco, Ricardo Bertino possui mais de 30 anos de experiência no Mercado hoteleiro. Iniciou sua trajetória num hotel da Família, onde trabalhou por 14 anos. Depois, administrou por cinco anos a agência de Viagens R. Bros Turismo. Sempre trabalhando ligado ao mercado do Turismo e da Hotelaria. Em 2008 foi convidado a fazer parte da Rede Nobile, onde atuou nas áreas de Operações, Desenvolvimento e Implantação. Desde 1º de junho deste ano exerce a função de gerente geral do Nobile Suítes Tambaú, em João Pessoa, capital da Paraíba. O DIÁRIO o entrevistou, acompanhe:

DIÁRIO – Ricardo, no último 15 de julho completou um mês do anúncio da abertura do Nobile Tambaú, empreendimento que você está à frente. Pode nos contar como foi os primeiros 30 dias de trabalho?

RICARDO BERTINO – Durante os primeiros 30 dias, aplicamos o check-list de takeover da rede NOBILE que nos permite ter um roteiro de trabalho sem deixar que nada do que seja importante deixe de ser executado. Em primeiro lugar, realizamos a integração com os colaboradores, pois na Nobile colocamos as pessoas no centro estratégico da companhia, em segundo, focamos na elaboração do Plano de Metas da unidade para o segundo semestre e, em terceiro e não menos importante, lançamos o produto no mercado com nosso time de inteligência nacional de vendas e marketing de tal forma a colocarmos o produto na prateleira com a correta precificação e relevância.

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DIÁRIO – Nos processos de conversão de marca fica mais difícil implantar a assinatura da Nobile, em comparação por exemplo, de um hotel sem histórico de outras marcas?

RICARDO BERTINO – De certa forma sim, pois criar uma cultura organizacional leva tempo. Mas, com o histórico de exitosas conversões da Nobile no mercado brasileiro e em LATAM (Latino America), estamos confiantes de que no Nobile Suítes Tambaú o resultado será o esperado pela equipe e pelos nossos Investidores.

DIÁRIO – O Nobile Tambaú chegou a João Pessoa com o respaldo de uma rede com ramificações e sistema de venda integrado. Isso ajudou no lançamento do hotel?

RICARDO BERTINO – Sim, muito, pois a NOBILE, enquanto célula corporativa e centro estratégico, de suporte e de controle, nos presta todo o suporte para que “viremos a chave” com uma velocidade impressionante. Nosso time de inteligência de vendas e distribuição são muito presentes e nos garantem vender o inventário de forma eficaz.

Confira a galeria:

DIÁRIO – Falando em distribuição, como hoje se apresenta os canais de venda do Nobile Tambaú, em termos percentuais de compra/reserva?

RICARDO BERTINO – Considerando o mercado de João Pessoa, atuaremos no segmento de lazer  no corporativo. Disponibilizaremos nosso inventário de apartamentos nos canais da própria rede (GDS, site/ B2C, Canal Corporativo/ B2B), como também Agências de Viagens, ABRACORPs, Operadoras, OTAs, etc. Como é recente a abertura, ainda é cedo para elencarmos porcentuais de compra/ reserva, mas acreditamos que teremos uma boa e equilibrada segmentação de demanda no Nobile Suítes Tambaú de tal forma a melhor rentabilizarmos a operação.

DIÁRIO – Sabemos que implantar um hotel tem suas peculiaridades e desafios. Você pode apresentar as principais?

RICARDO BERTINO – Posso citar três, sendo elas: questões burocráticas para implantação da empresa no destino; aplicar a cultura organizacional; e  implementar os processos e padrões da empresa de tal forma a garantirmos a consistência do produto NOBILE.

DIÁRIO – Como ainda vivemos uma situação delicada em termos de saúde pública com a pandemia – como o hotel se preparou (e atua) na comunicação junto aos hóspedes?

RICARDO BERTINO – A NOBILE elaborou seus protocolos de higiene e segurança que visam atingir o seu compromisso “Hospitalidade com Confiança”. Com acesso a esses protocolos e com o suporte da área de Qualidade e Processos da companhia conseguimos implantar com agilidade os processos que garantem a saúde e bem-estar de nossos Colaboradores, Hóspedes e Fornecedores.

A comunicação junto aos hóspedes se faz presente desde o momento da reserva em nosso site ao momento do check-out. Na NOBILE entendemos que uma empresa é o seu corpo de líderes. Se eles se comunicam bem, a empresa vai bem, caso se comuniquem mal, a empresa vai mal. Nisso acreditamos e cuidamos para que aquilo que comunicamos aos nossos hóspedes promova a sua satisfação e segurança, principalmente em tempos como estes que estamos atravessando.


SERVIÇO:
 Para informações basta acessar o telefone (83) 3508-7027 ou pelo e-mail: reservas.nst@nobilehoteis.com.br.

Avenida Almirante Tamandare, 612, João Pessoa, 58045-010, PB, Brasil

 

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