O novo mapa turístico do Rio Grande do Sul foi divulgado pelo Conselho Estadual de Turismo – Conetur, em uma assembleia realizada em Porto Alegre na semana passada. O Rio Grande do Sul passa a ter 381 municípios presentes no mapa, distribuídos em 27 regiões turísticas pelo Estado.
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
O Mapa do Turismo Brasileiro reúne municípios com potencial e vocação turística semelhantes e que compartilham o território. Este instrumento tem como objetivo potencializar o desenvolvimento das atividades turísticas no cenário brasileiro, auxiliando o Governo Federal a estruturar e administrar políticas públicas, bem como definir prioridades e verbas.
Veja também as mais lidas do DT
Durante o ano de 2021, a Atuaserra – Instância de Governança Regional Uva e Vinho, desenvolveu, em conjunto com os conselheiros municipais de turismo, os planos de ação do COMTUR de cada município associado, visando o desenvolvimento sustentável e contínuo do turismo regional.
Após, a entidade coordenou o processo de solicitação e organização das documentações necessárias de todos os municípios e também o lançamento dos referidos na plataforma SISMapa, do Ministério do Turismo. Após a homologação, os registros foram encaminhados para a validação do Ministério do Turismo.
Dessa forma, a Região Uva e Vinho apresentou um crescimento em relação ao mapa do turismo brasileiro anterior, com a inclusão de Casca, Fagundes Varela, São Vendelino e União da Serra, além do retorno de Caxias do Sul.
Beatriz Paulus, diretora executiva da Atuaserra, reforça que o crescimento da região turística no mapa é “Uma evidência da consolidação dos municípios da Região Uva e Vinho como destino turístico referência no Estado”.
Fundada em 25 de outubro de 1985, a Entidade tem como missão, promover o desenvolvimento do turismo sustentável na Região Uva e Vinho através da articulação dos municípios, integração dos atores sociais e aporte de conhecimentos, buscando a melhoria da qualidade de vida nas comunidades envolvidas.
Se bem entendi e quase não acreditei Caxias do Sul foi retirado da Região Uva e Vinho do Mapa do Turismo Brasileiro anterior e agora retornou para onde nunca deveria ter sido retirado.