RIOgaleão se despede das Olimpíadas com megaoperação especial

Continua depois da publicidade

(Edição do DIÁRIO com agências)

Um dia depois de o mundo presenciar o encerramento dos Jogos Rio 2016, o RIOgaleão prepara uma despedida para atletas e turistas que vieram prestigiar as Olimpíadas no Rio de Janeiro. Na próxima segunda-feira (22), integrantes da Família Olímpica e demais passageiros, juntos, serão responsáveis pela maior movimentação já registrada no Aeroporto Internacional Tom Jobim em toda a sua história. A concessionária tomou diversas medidas excepcionais, organizou uma série de surpresas para quem passar pelos terminais do aeroporto e se preparou para receber, pela primeira vez desde o início da operação (agosto/2014), o maior avião comercial do mundo.

O dia pico deve registrar mais que o dobro de pessoas circulando pelos terminais – em dias normais, o RIOgaleão registra 40 mil passageiros; no dia 22, a expectativa é de que até 85 mil pessoas passem pelo aeroporto. A concessionária prevê que estes passageiros e, aproximadamente, 7,5 mil credenciados dos Jogos que embarcarão despachem cerca de 28 mil bagagens. Além disso, devem ser registrados cerca de 430 movimentos, entre chegadas e partidas, de aeronaves no pátio. A operação do aeroporto registrará um recorde de voos charter (aqueles que não possuem voos regulares no aeroporto): serão 46 aeronaves de companhias aéreas internacionais que pousarão no aeroporto carioca. Na Copa do Mundo, por exemplo, o maior registro de voos dessa natureza foi de menos de 10 aeronaves em um único dia.

Veja também as mais lidas do DT

Por conta do volume de embarque concentrado nesta data, o RIOgaleão orienta que os passageiros de voos internacionais cheguem seis horas antes do horário de partida e os de voos domésticos com duas horas de antecedência. A recomendação tem como objetivo minimizar o impacto desta concentração de passageiros no mesmo horário. A organização dos fluxos e filas terá o auxílio de voluntários da própria concessionária, que realizou a contratação de 135 pessoas adicionais para o período, e dos voluntários da Rio 2016 que atuam no aeroporto.

Além de já contar com 174 balcões presenciais de check-in, o aeroporto terá o reforço dos check-in remotos, que serão instalados na Vila dos Atletas para otimizar o fluxo histórico de passageiros. O check-in remoto é um “mini aeroporto”, que funcionará entre os dias 21 e 23 de agosto. Nele, as delegações poderão efetuar o check-in, despachar as bagagens e a emissão do cartão de embarque. As bagagens serão transportadas até o pátio do RIOgaleão por caminhões sob a responsabilidade do Rio 2016.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade