A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – Regional Bahia (ABIH-BA), que completa 51 anos atuação neste sábado (14), realiza a segunda edição do Road Show, em Aracaju, Sergipe, na próxima quarta-feira, dia 18 de agosto.
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
A iniciativa conta com a parceria da Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador (Secult) e tem o objetivo de promover a capital baiana em mais de 10 cidades do Brasil e da América do Sul, através da capacitação de agentes e operadores de viagem. O evento acontecerá no restaurante Sal e Brasa, com a participação de 80 empresas do segmento do turismo do estado de Sergipe.
De acordo com Luciano Lopes, presidente da ABIH-BA, após um ano e quatro meses de pandemia com perdas significativas e irreparáveis na hotelaria, as ações de Road Shows trazem um novo fôlego para o setor. “Depois de realizar a primeira edição em Porto Alegre, escolhemos Aracaju para ser a segunda cidade contemplada com a capacitação de 120 operadores e agentes de viagens. Os sergipanos prestigiam muito o turismo de Salvador visitando a nossa cidade e não poderíamos deixar de vir logo promover esse evento na capital do estado de Sergipe”, enfatiza Luciano Lopes.
Ainda de acordo com o presidente da entidade, ao longo dos últimos anos a parceria entre a ABIH-BA e a Prefeitura do Salvador tem sido de suma importância para melhorar e valorizar a imagem da capital baiana, possibilitando o crescimento do turismo, principal vocação da cidade, responsável por 20% da geração de renda local.
Veja também as mais lidas do DT
“Estamos bastante animados e otimistas para atrair ainda mais turistas para Salvador, vindos dos principais mercados emissores do Brasil e de países vizinhos. Salvador é uma cidade muita rica, cheia de história, atrativos turísticos, cultural e gastronômico. Possuímos uma infraestrutura hoteleira com capacidade para 40 mil leitos e uma malha aérea com vôos para dezenas de destinos nacionais e internacionais. Nosso foco é vender de forma ainda melhor a cidade, mostrando o que temos para oferecer e também os nossos protocolos de segurança”, ressalta Luciano Lopes.
Segundo semestre inicia com bons resultados
A hotelaria de Salvador começou o segundo semestre com taxa de ocupação de 48,87%, revelando melhora significativa em relação aos meses anteriores. Além do avanço da vacinação e da abertura das praias, as férias na região sudeste e o aumento do número de vôos parecem ter tido efeito determinante para esse bom desempenho.
“Essa é a maior taxa desde fevereiro deste ano. Embora os resultados sejam positivos, a média ainda está aquém da ocupação de julho em anos anteriores à pandemia (61,5% em 2019 e 62,17% em 2018). Entretanto, após tantos meses de dificuldades, os hoteleiros estão mais esperançosos. Finalmente a vacina está avançando no Brasil e seus efeitos já refletem nas estatísticas do turismo”, declara Luciano Lopes.
A gradual retomada também traz bons resultados na diária média, passando de R$ 338,58 em junho para R$349,37 em julho. Já o Revpar – indicador ponderado entre a Taxa de Ocupação e a Diária Média fechou o mês de junho em R$ 122,70 e julho com R$ 170,73, resultado bastante animador. Com a sinalização da possível realização do Réveillon e do Carnaval em Salvador, as expectativas são ainda melhores.
“Esses eventos são essenciais para a promoção de Salvador no Brasil e no mundo, favorecendo o incremento do fluxo na hotelaria. A economia da capital baiana e o turismo dependem desse movimento. Pesquisas mostram que Salvador é um dos destinos mais desejados e estamos preparados para atender a todos com os protocolos de segurança”, salienta.
51 anos de atuação da ABIH-BA
A ABIH-BA completa neste sábado, 14 de agosto, 51 anos de atuação no segmento hoteleiro da Bahia e principalmente de dedicação aos seus associados. A associação, que tem tido papel fundamental para o setor no enfrentamento da pandemia, hoje também comemora cada conquista alcança neste período de tantas lutas. “Ainda temos muito a avançar, mas já começamos a colher bons frutos. Após tantos meses de dificuldades, os hoteleiros estão mais esperançosos. Finalmente a vacina está avançando no Brasil e seus efeitos já refletem nas estatísticas do turismo”.
A entidade, que possui associados em todas as zonas turísticas da Bahia, desde o início da pandemia tem desenvolvido ações e buscado intensamente o apoio das mais diversas esferas para garantir a sobrevivência econômica do segmento, e continua na batalha constante para a recuperação do setor, manutenção dos empregos e sustentabilidade dos negócios.