(Publicado originalmente dia 25 de junho)
Redação do DT
A noite desta quarta-feira (24) foi especial no hotel Pullman, Vila Olímpia, em São Paulo. Uma noite de agradecimentos e reconhecimento à grande colaboração que Roland de Bonadona, CEO da rede Accor para as Américas, deu à hotelaria e ao seu grupo hoteleiro. Uma noite especial, com a presença de familiares, muitos investidores, parceiros, colaboradores e imprensa, demonstrando o valor e a importância que o executivo adquiriu ao longo dos seus 25 anos no Brasil. Patrick Mendes assume a função de CEO e Roland para novos desafios, talvez ainda dentro do grupo Accor.
Veja também as mais lidas do DT
Há 42 anos na rede francesa de hotéis, Bonadona chegou ao país em 1990, assumindo em 1994 a direção geral da rede Accor Brasil empreendendo a expansão da rede. Em 2013, tornou-se CEO para a América Latina e em 2014 assumiu a posição de CEO de todo o continente americano.
Bonadona e alguns convidados falaram ao DIÁRIO, acompanhem os depoimentos abaixo:
Tive a oportunidade de conviver e conhecer pessoas extraordinárias que conseguem vencer todo dia os desafios, que parecem que são fáceis, mas não são, neste país. Mesmo assim, tem gente fantástica, parceiros, equipe, família e mídia, como vocês E a gente junta as forças e conseguimos levar à frente esses projetos ambiciosos de mudança, isso tudo nos comove. O que a Accor fez foi criar projetos hoteleiros e modernizar, ampliar a hotelaria e chamar investidores e profissionais para trabalhar, e meu prazer é saber que o trabalho continua nas mãos de uma equipe competente. Minha perspectiva agora é tirar três semanas de folga.
Firmin Antonio – Fundador ex diretor geral da Accor no Brasil
Roland Bonadona foi o nosso Neymar. Em algum momento da sua vida você precisa de alguém que venha fazer a diferença. Ele veio e resolveu. A Accor precisava crescer e precisávamos de alguém que viesse marcar os gols. Quando ele chegou, no início dos anos 90, o Brasil, sabíamos que ia mudar, como mudou em 1994 com o Plano Real. Esse homem estava pronto para aproveitar esse Brasil novo e desenvolver a maior rede hoteleira. Ele conseguiu trazer o projeto Accor para o Brasil em sua totalidade, é um cara especial, portanto, reafirmo, é o nosso Neymar.
Abel Castro – diretor de desenvolvimento da rede Accor
Um líder, mais que isso, um líder inspirador, uma pessoa integra, que está sempre pronta para atender a equipe no momento que for, que consegue com seu jeito, com sua psicologia adquirida a partir de todos os anos que estudou sociologia, consegue passar tudo isso no dia a dia do trabalho e conseguiu, com o esforço dele, colocar e escolher boas pessoas para trabalharem ao seu lado, fazendo a Accor a potência que é.”
Flávia Mattos – diretora do FOHB
Bonadona é uma inspiração, que tem um olhar para a hospitalidade. Que é um olhar de gente, que é o nosso principal ativo. Se nós não tivermos pessoas e pessoas bem capacitadas e motivadas não conseguimos entregar valor para o investidor , prioritariamente, esse é um valor sempre enfatizado por ele. O nosso negócio é um negócio de pessoas, temos que olhar para elas, pensando inclusive em resultado financeiro, mas são elas que entregam valor aos investidores, no fim das contas, aprendi isso com ele”
MARIA SOLANGE MORAES – gerente geral do íbis SP Expo
Profissional, ético, competente, amigo e professor, conheço o Bonadona há 25 anos. Entrei na Accor em 1990 e o Bonadona chegou naquele ano. E a primeira reunião que ele fez com os gerentes na época foi no Novotel São José dos Campos, onde eu trabalhava. Todas aquelas qualidades eu identifiquei nele, naquele dia.
Bruno Omori – presidente da ABIH – SP
Grande mestre, líder, articulador e grande assessor de imprensa da hotelaria brasileira. Uma pessoa que fomentou, criou, expandiu o mercado hoteleiro do Brasil. um amigo insuperável, sensacional.
Armando Campos Melo – presidente executivo da Ubrafe
Eu acabei de dizer aqui que o Bonadona implantou o seu estilo no país. Ele soube conhecer o Brasil. nos entender que não é tão fácil e implantar a modernidade na hotelaria. O Roland de Bonadona faz parte deste crescimento.
Toni Sando – diretor executivo do SPCVB
Bonadona é o cara. Trabalhei sete anos na Accor e ele era meu presidente. Percebi nele o cara inovador, portas abertas, cabeça brilhante, agregador. Sou fã incondicional ele é minha referência como executivo. Se eu conseguir ser um pouco do que ele é, para mim já é muito.
Edgar Oliveira – diretor executivo da Revista Hotéis
Bonadona tem um grande serviço oferecido à hotelaria nacional, é um grande formador de opinião e um dos fundadores do FOHB. A Accor deve muito ao seu talento. E tem uma qualidade que se destaca de muitos outros: a humildade.
Joao Carlos Pollak – diretor do Sofitel Guarujá
É um exemplo de profissionalismo, um tutor, um dos grandes responsáveis em abrir oportunidades no grupo Accor. Em minhas viagens que fiz com ele pude observar o quanto ele valoriza o ser humano. Toda essa valorização que ele ganhou de seus colaboradores ele conquistou por valorizá-los, e individualmente.
Carmen Reis – gerente geral do Mercure Jardins
Excelente profissional, um ser humano com uma simplicidade que vai fazer muita falta para a Accor. Amo de paixão. Ele é um hoteleiro, uma pessoa que chega e faz contato com pessoas, um hoteleiro genuíno.