Roland de Bonadona, CEO da Accor, sob o ponto de vista dos outros

15 ANOS DIARIOS (Publicado dia 25 de junho de 2015)

Redação do DT

A noite desta quarta-feira (24) foi especial no hotel Pullman, Vila Olímpia, em São Paulo. Uma noite de agradecimentos e reconhecimento à grande colaboração que Roland de Bonadona, CEO da rede Accor para as Américas, deu à hotelaria e ao seu grupo hoteleiro. Uma noite especial, com a presença de familiares, muitos investidores, parceiros, colaboradores e imprensa, demonstrando o valor e a importância que o executivo adquiriu ao longo dos seus 25 anos no Brasil. Patrick Mendes assume a função de CEO e Roland para novos desafios, talvez ainda dentro do grupo Accor.

Há 42 anos na rede francesa de hotéis, Bonadona chegou ao país em 1990, assumindo em 1994 a direção geral da rede Accor Brasil empreendendo a expansão da rede. Em 2013, tornou-se CEO para a América Latina e em 2014 assumiu a posição de CEO de todo o continente americano.

"Minha perspectiva é tirar três semanas de folga", disse Bonadona ao DT
“Minha perspectiva é tirar três semanas de folga”, disse Bonadona ao DT

Bonadona e alguns convidados falaram ao DIÁRIO, acompanhem os depoimentos abaixo:

Tive a oportunidade de conviver e conhecer pessoas extraordinárias que conseguem vencer todo dia os desafios, que parecem que são fáceis, mas não são, neste país. Mesmo assim, tem gente fantástica, parceiros, equipe, família e mídia, como vocês E  a gente junta as forças e conseguimos levar à frente esses projetos  ambiciosos de mudança, isso tudo nos comove.  O que a Accor fez  foi criar projetos hoteleiros e modernizar, ampliar a hotelaria e chamar investidores e profissionais para trabalhar, e  meu prazer é saber que o trabalho continua nas mãos de uma equipe competente. Minha perspectiva agora é tirar três semanas de folga.

IMG_7062

Firmin Antonio –  Fundador ex diretor geral da Accor no Brasil

Roland Bonadona foi o nosso Neymar. Em algum momento da sua vida você precisa de alguém que venha fazer a diferença. Ele veio e resolveu. A Accor precisava crescer e precisávamos de alguém que viesse marcar os gols. Quando ele chegou, no início dos anos 90, o Brasil, sabíamos que ia mudar, como mudou em 1994 com o Plano Real. Esse homem estava pronto para aproveitar esse Brasil novo e desenvolver a maior rede hoteleira. Ele conseguiu trazer o projeto Accor para o Brasil em sua totalidade, é um cara especial, portanto, reafirmo, é o nosso Neymar.

IMG_7029

Abel Castro – diretor de desenvolvimento da rede Accor

Um líder,  mais que isso, um líder inspirador, uma pessoa integra, que está sempre pronta para atender a equipe no momento que for, que consegue com seu jeito, com sua psicologia adquirida a partir de todos os anos que estudou sociologia, consegue passar tudo isso no dia a dia do trabalho e conseguiu, com o esforço dele, colocar e escolher boas pessoas para trabalharem ao seu lado, fazendo a Accor a potência que é.”

IMG_7032

Flávia Mattos – diretora do FOHB

Bonadona é uma inspiração, que tem um olhar para a hospitalidade. Que é um olhar de gente, que é o nosso principal ativo. Se nós não tivermos pessoas e pessoas bem capacitadas e motivadas não conseguimos entregar valor para o investidor , prioritariamente, esse é um valor sempre enfatizado por ele. O nosso negócio é um negócio de pessoas, temos que olhar para elas, pensando inclusive em resultado financeiro, mas são elas que entregam valor aos investidores, no fim das contas, aprendi isso com ele”

IMG_7035

MARIA SOLANGE MORAES – gerente geral do íbis SP Expo

Profissional, ético, competente, amigo e professor, conheço o Bonadona há 25 anos. Entrei na Accor em 1990 e o Bonadona chegou naquele ano. E a primeira reunião que ele fez com os gerentes na época foi no Novotel São José dos Campos, onde eu trabalhava. Todas aquelas qualidades eu  identifiquei nele, naquele dia.

IMG_7039

Bruno Omori – presidente da ABIH – SP

Grande mestre, líder, articulador e grande assessor de imprensa da hotelaria brasileira. Uma pessoa que fomentou, criou, expandiu o mercado hoteleiro do Brasil. um amigo insuperável, sensacional.

IMG_7038

Armando Campos Melo – presidente executivo da Ubrafe

Eu acabei de dizer aqui que o Bonadona implantou o seu estilo no país. Ele soube conhecer o Brasil. nos entender que não  é tão fácil e implantar a modernidade na hotelaria. O Roland de Bonadona faz parte deste crescimento.

TONI_SANDO

Toni Sando – diretor executivo do SPCVB

Bonadona é o cara. Trabalhei sete anos na Accor e ele era meu presidente. Percebi nele o cara inovador, portas abertas, cabeça brilhante, agregador. Sou fã incondicional ele é minha referência como executivo. Se eu conseguir ser um pouco do que ele é, para mim já é muito.

IMG_7045

Edgar Oliveira – diretor executivo da Revista Hotéis

Bonadona tem um grande serviço oferecido à hotelaria nacional, é um grande formador de opinião e um dos fundadores do FOHB.  A Accor deve muito ao seu talento. E tem uma qualidade que se destaca de muitos outros: a humildade.

IMG_7047

Joao Carlos Pollak – diretor do Sofitel Guarujá

É um exemplo de profissionalismo, um tutor, um dos grandes responsáveis em abrir oportunidades no grupo Accor. Em minhas viagens que fiz com ele pude observar o quanto ele valoriza o ser humano.  Toda essa valorização que ele ganhou de seus colaboradores ele conquistou por valorizá-los, e individualmente.

IMG_7066

Carmen Reis – gerente geral do Mercure Jardins

Excelente profissional, um ser humano com uma simplicidade que vai fazer muita falta para a Accor. Amo de paixão. Ele é um hoteleiro, uma pessoa que chega e faz contato com pessoas, um hoteleiro genuíno.

Paulo Atzingen
Paulo Atzingenhttps://www.diariodoturismo.com.br
Paulo Atzingen é paulista e jornalista profissional (DRT-185 PA) desde o ano 2000; cursou Letras e Artes e Comunicação Social na Universidade Federal do Pará (UFPA), É poeta, contista e cronista. Estuda gaita (harmônica).

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

Cancun recebe selo de segurança de viagem da WTTC

O objetivo é promover a reativação segura da atividade turística e recuperar a confiança dos viajantes, com medidas de higiene e saneamento.A OMT expressou...

Hotéis miram retomada e contratam empresas especializadas em biossegurança

Consultorias especializadas assessoram hotéis na elaboração e implementação de novos protocolos para preservar a segurança de colaboradores e clientes na retomada POR REDAÇÃO (Zaqueu Rodrigues...

Nobile Hotéis reabre unidades com protocolos de higiene e segurança intensificados

A Nobile Hotéis, comprometida com a segurança das pessoas na retomada de suas operações, divulgou aos empreendimentos de seu portfólio os protocolos de higiene...

Saiba mais sobre o visto para jornalistas nos Estados Unidos

Desde 1999, observa-se o Dia da Imprensa Nacional em 1º de junho, data em que começou a circular o jornal Correio Braziliense, em 1808....

Nova York terá toque de recolher nesta terça-feira (2)

A cidade de Nova York terá toque de recolher a partir das 23h (24h de Brasília) desta segunda-feira (1º de junho) até às 5h...

Prefeitura do Rio de Janeiro anuncia plano de reabertura em 6 fases

As variáveis que embasaram os critérios adotados para a reabertura gradual das atividades na cidade serão monitoradas diariamente e reavaliados a cada 15 dias...

Relacionadas

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias