Roma está pronta, ou quase pronta para receber os turistas no Jubileu 2025. Estimativas da Prefeitura da Casa Pontifícia do Vaticano são esperados 32 milhões de turistas do mundo todo!
Quando se organiza uma viagem para a Europa, o que todo mundo espera é visitar os pontos turísticos famosos. Mas, quem foi a Roma ao longo de 2024 se deparou com vários monumentos fechados para obras. A razão é que a cidade eterna se preparava para o Jubileu 2025, inaugurado oficialmente no dia 24 de dezembro com o ritual de abertura da porta santa da Basílica de São Padro pelo papa Francisco.
por André Moura – Especial para o DIÁRIO*
O Jubileu é uma celebração da Igreja Católica, prevista no Antigo Testamento. Para os católicos teve início em 1300 com o papa Bonifácio 8º, que proclamou o primeiro jubileu, também chamado de “Ano Santo”. Atualmente, o Jubileu acontece a cada 25 anos, mas no início a frequência era a cada 100 anos, depois a cada 50 anos e, agora, a cada 25 anos.
Durante o Jubileu, há peregrinação por Roma e abertura das portas santas das igrejas de São João de Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo Fora dos Muros, além da capela do presídio de Rebibbia. É também durante o “Ano Santo” que os católicos podem receber remissão de seus pecados se fizerem alguns atos, como a confissão ou a caridade.
Roma está pronta: Monumentos Restaurados
Mesmo sendo um evento da Igreja Católica, o Jubileu terá uma extensa programação que deverá atrair milhares de visitantes a Roma. A previsão do Vaticano é receber 32 milhões de pessoas, entre turistas e peregrinos. E se alguém for à capital italiana apenas para os eventos, certamente poderá ver alguns dos monumentos já restaurados e algumas obras de mobilidade concluídas.
Fontana de Trevi
Um dos pontos turísticos que foi reaberto ao público é Fontana de Trevi. Mas o visitante deverá ter um pouco de paciência para conhecer o local. Após cerca de três meses fechada para obras de manutenção, a fonte mais famosa de Roma foi reaberta em 22 de dezembro com acesso limitado a 400 pessoas simultaneamente. O controle, segundo o governo local, é uma forma de o turista aproveitar melhor a experiência, evitando tumulto e confusão.
Tradicionalmente, os turistas que vão à Fontana de Trevi não dispensam o ritual de jogar uma moeda de costas nas águas da fonte e fazer um pedido. Muitos dizem que o pedido é justamente voltar à Roma. Mas essa pequena tradição se tornou uma aventura com a quantidade de pessoas se acotovelando em busca do melhor ângulo para as fotos.
Não há números precisos sobre a quantidade de turistas na Fontana de Trevi, uma vez que o local era aberto e sem controle de acesso. Porém, estima-se que cerca de 12 mil pessoas visitam a fonte por dia, inclusive de madrugada, o que surpreendia muitos que deixavam para ir mais tarde esperando não encontrar ninguém.
Outros monumentos
Outros monumentos em Roma passaram por reforma ou restauro durante 2024, o que decepcionou alguns viajantes. Muitos ficaram cobertos com tapumes. E para ficar com gostinho de quero mais, em alguns dos pontos turísticos foram colocados um pequeno espaço com vidro e ou acrílico para ver, mesmo que de longe.
Foi assim com a praça Navona. Até meados de julho, a área ficou cercada por tapumes e um pequeno trecho de acrílico permitia ver a Fontana dei Quatto Fiumi. A fonte foi recentemente reinaugurada com as esculturas restauradas e, ao redor dela, foi instalada uma dos mais famosos mercados de Natal de Roma.
A fonte da praça della Rotonda também estava em obras e os tapumes cobriam parte da vista para o Panteão de Roma.
Rotina do Turista
Na parte de mobilidade, as obras de expansão do metrô de Roma tornaram a rotina do turista e o trânsito da cidade um pouco mais confusos, além de atrapalhar a paisagem. No Coliseo, por exemplo, o metrô funcionava normalmente, mas parte dos tapumes da obra impedia a vista –e a foto, é claro– do mais imponente monumento romano.
Já nas proximidades do Monumento a Vittorio Emanuelle 2º, na praça Venezia, a obra do metrô fazia com que turistas e romanos se espremessem entre corredores de passagem exclusiva dos pedestres. Tudo pela segurança de todos!
Vá à Roma!
Mas se for à Roma, faça como os romanos e aproveite a cidade! Além de comer e beber do melhor da gastronomia mundial, em 2025 o Jubilei da Igreja Católica terá uma série de eventos. Mesmo para quem não for católico, estar em Roma ao longo de 2025 é fazer parte da história da cidade e do catolicismo, claro. Na agenda estão previstos encontros específicos com peregrinos de várias grupos diferentes, como trabalhadores, empresários, imigrantes, católicos LGBTQIA+ e influencers.
Entre os eventos mais aguardados, e que devem lotar a cidade, estão os que vão reunir os adolescentes, entre 25 e 27 de abril, e os jovens, entre 28 de julho e 3 de agosto. Na ocasião, está prevista a cerimônia de canonização dos jovens Carlo Acutis (1991-2006) e Pier Giorgio Frassati (1901-1925), que passarão a ser considerados santos pela Igreja Católica.
Para mais informações sobre o Jubileu 2025, acesse: https://www.iubilaeum2025.va/
*O DIÁRIO viajou a Roma convidado pela Prefeitura da Casa Pontifícia do Vaticano