Roma: a “affascinante” e romântica “Cidade Eterna”

0
214
Roma vista da cúpula da Basílica de São Pedro (Crédito: Eduardo Andreassi)

Fundada em 753 a.C., ela é muito mais do que uma cidade que preserva sua história ao longo de seus 2772 anos. É um local mágico e rico em história, arte, cultura, espiritualidade e diversão

por EDUARDO ANDREASSI (TEXTO E FOTOS)

—————————————-


Localizada da região do Lácio, Roma é conhecida por sua história, arquitetura e tradição cultural, além de ser um irresistível destino turístico. Afinal, são praças, museus, fontes, mais de 300 igrejas e monumentos que convidam a um mergulho na história da humanidade.
 
Roma, capital da Itália e fundada em 753 a.C. – seu aniversário, o “Natale di Roma” como é conhecido, é comemorado dia 21 de abril – é tombada pela UNESCO como Patrimônio Histórico de Humanidade e atrai milhões de turistas durante todas as estações do ano. Atrações e estrutura para isso não faltam a essa linda cidade italiana, afinal é um dos destinos mais belos e requisitados da Europa!

O Monumento Nazionale a Vittorio Emanuele II é um dos edifícios mais chamativos de toda cidade e é um simbolo da Itália unificada (Crédito: Eduardo Andreassi)

 Incomparável

Não é possível comparar Roma com nenhuma outra cidade do mundo!A cidade é tão fascinante que você sempre dará um jeito de retornar. Você pode ir uma, duas, dez vezes para lá e sempre irá achar locais interessantes – e lindos – para conhecer ou reviver.
 
Estar em Roma – ou outras regiões da Itália – é uma verdadeira imersão à cultura italiana e sua língua. Portanto, não se apegue muito ao local que deva ir. Apenas vá!

Conhecendo Roma

 
Em toda a parte da cidade há atrações gratuitas e pagas, uma excelente infraestrutura de restaurantes, bares e ótimo transporte público – tram, metrô, ônibus.
 
Logo, o turismo é muito bem explorado e divulgado, sendo extremamente fácil de obter informações e mapas em aeroportos, ferroviárias e Pontos de Informações aos Turistas, espalhados pela cidade (PIT).

O inconfundível Castel Sant’Angelo (Crédito: Eduardo Andreassi)

 
Caminhar a pé é a maneira mais fácil de conhecer a cidade, ainda que os transportes públicos sejam excelentes,
Atrações
Um verdadeiro “colírio” para apreciadores da história, arquitetura, arte e cultura
Com uma história de quase três mil anos, Roma tem tantas atrações e locais imperdíveis que citar apenas algumas delas torna-se uma verdadeira “injustiça”, tamanha a beleza e importância da cidade.​

Citamos aqui apenas alguns deles, mas saibam que há muito mais a ser vivenciado nessa fascinante “Cidade Eterna”​
Coliseu
Com quase 2000 anos, é o maior e mais famoso símbolo do Império Romano. O Coliseu era um enorme anfiteatro reservado para combates entre gladiadores ou opondo esses guerreiros contra animais selvagens.
Coliseu (Crédito: Eduardo Andreassi)
Monumento Nacional a Vítor Emanuel II e Piazza Venezia

É uma das praças mais importantes de Roma e abriga o grandioso Monumento Vittoriano. Inaugurada em 1911 para comemoração dos 50 anos de unificação da Itália, é de visitação gratuita e você poderá ver relíquias de guerra.
Castel Sant’Angelo
O impressionante Castel Sant’Angelo – é uma parte fundamental da história de Roma e do Vaticano –  é o único edifício que acompanhou o destino e o desenvolvimento de Roma por quase dois mil anos.
Fontana di Trevi
A Fontana di Trevi é a mais majestosa das fontes de Roma. Milhares de pessoas visitam todos os dias o monumento para jogar uma moedinha na fonte – que, como reza a lenda, garante ao turista a possibilidade de voltar para a capital da Itália.​
Fontana di Trevi é a mais majestosa das fontes de Roma (Crédito: Eduardo Andreassi)

Piazza di San Pietro, Basílica di San Pietro e Vaticano
A Praça de São Pedro é uma das maiores e mais bonitas praças do mundo. Está localizada no Vaticano, aos pés da Basílica de São Pedro, catalogada e preservada como Patrimônio Mundial da Humanidade e considerada o maior projeto arquitetônico da sua época.
Cúpula da Basílica di San Pietro
Chegou a hora de levar à prova sua resistência física e ser recompensado com o visual da Piazza San Pietro e de outras partes da cidade.
Projetada por Michelangelo, são 133 metros de altura e 551 degraus até o topo, mas você tem a escolha de pagar um pouquinho a mais e pegar o elevador e então dali serão “apenas” mais 320 degraus.
Tijolos, blocos de tufa (uma espécie de pedra vulcânica) e concreto também ajudaram a erguer o anfiteatro (Crédito: Eduardo Andreassi)


SERVIÇO:
Transportes Públicos – Locomoção e bilhetes
Para embarcar em qualquer transporte público, há a necessidade de adquirir o bilhete de ingresso antecipadamente, que pode ser comprado nas “Tabaccherie” (Tabacarias), em bancas de jornal, nas máquinas automáticas dentro das estações e aeroportos e em muitos pontos de ônibus no centro turístico de Roma.
Embaixada do Brasil em Roma        
Piazza Navona, 14
00186 – Roma (RM)
Tel: +39 06.683981
Fax: +39 06.6867858
E-mail: brasemb.roma@itamaraty.gov.br
Publicidade