sexta-feira, abril 4, 2025
HomeConteúdo de marcaRoraima integra-se à plataforma Wikitravel e abre-se para o...

Roraima integra-se à plataforma Wikitravel e abre-se para o mundo

Em uma decisão estratégica que reforça a posição de Roraima no cenário turístico nacional, o estado tornou-se o primeiro do Brasil a estar completamente inserido na plataforma  Wikitravel.ai, iniciativa do Grupo Schultz Viagens.

A adoção da ferramenta, voltada para a promoção inteligente e multilíngue de destinos turísticos, representa um marco na forma como o estado apresenta sua rica diversidade natural, cultural e de experiências ao mundo.

 

A informação foi dada ao DIÁRIO pelo secretário estadual de Turismo, Bruno Muniz de Brito, que compartilhou os bastidores dessa importante conquista. “Conhecemos a ferramenta em 2024, durante o Salão Nacional do Turismo, através do Aroldo Schütz. De imediato, vislumbramos o potencial de levar Roraima a públicos diversos e internacionais, em vários idiomas”, contou.

O entusiasmo com a proposta levou o projeto diretamente ao Fórum Estadual de Turismo e, posteriormente, ao governador Antonio Denarium. Segundo Brito, “o debate mostrou rapidamente as vantagens da plataforma, e a adesão foi aprovada por unanimidade”.

Com a inserção dos 15 municípios e das três regiões turísticas do estado – Extremo Norte do Brasil, Roraima Savana Amazônica e Águas e Florestas da Linha do Equador – Roraima passou a ocupar uma posição de destaque no cenário do turismo digital. “A Wikitravel permitiu que fôssemos o primeiro estado a estar inteiramente presente na plataforma”, celebrou o secretário.

Roraima com wikitravel
O entusiasmo com a proposta levou o projeto diretamente ao Fórum Estadual de Turismo e, posteriormente, ao governador Antonio Denarium

Roraima: Inventário da Oferta Turística

Essa iniciativa está ancorada em uma sólida base técnica. Roraima já contava com um inventário estratégico da oferta turística e com um Plano Estadual de Turismo atualizado, fatores que facilitaram a integração à plataforma. Para Bruno Brito, essa adesão realiza um antigo projeto: “Queríamos inserir Roraima em uma plataforma inteligente de turismo, e agora esse objetivo foi plenamente atingido.”

A ferramenta oferece uma experiência multilíngue e intuitiva ao usuário, o que, segundo Brito, é um diferencial essencial. “Ela permite que o turista acesse informações em seu próprio idioma, o que torna a tomada de decisão mais assertiva e cristalina. Isso gera uma conexão maior com os produtos turísticos do estado, desde o etnoturismo até o geoturismo, passando pela pesca esportiva, observação de aves e aventura.”

Roraima com wikitravel
Boa Vista, capital de Roraima (Crédito: divulgação)
Roraima com wikitravel
Ponte dos Macuxis, em Boa Vista (divulgação)

Sinergia com o setor

Além de beneficiar o visitante, a Wikitravel também fortalece o setor turístico local. “Estamos apresentando a ferramenta em eventos regionais e envolvendo os profissionais do trade, empresários e municípios. Eles estão aderindo e inserindo seus próprios produtos na plataforma, o que gera uma sinergia única entre o setor produtivo e os públicos consumidores”, explicou.

Outro ponto destacado pelo secretário foi o impacto positivo para agentes de viagens, guias e transportadoras turísticas. “Essa plataforma é um objeto de desejo de qualquer destino. Nela, o turista pode montar seu roteiro, escolher hospedagem, passeios, guias e meios de transporte – tudo na palma da mão, com praticidade, conforto e qualidade.”

Com essa integração, Roraima amplia suas fronteiras e consolida-se como um destino inteligente, acessível e pronto para receber visitantes de todos os cantos do planeta, com hospitalidade, excelência e sustentabilidade.

PARA INTEGRAR-SE À WIKITRAVEL ACESSE O SITE

O QUE É A PLATAFORMA WIKITRAVEL?

Wikitravel.ai: é uma plataforma brasileira que está revolucionando a promoção turística global. Trata-se de uma plataforma de inteligência artificial desenvolvida pela TZ Systems, a mais nova startup do Grupo Schultz, que há mais de 37 anos transforma o setor de turismo no Brasil.

Ela combinando tecnologia de ponta com profunda expertise no setor, a Wikitravel.ai democratiza o acesso à informação turística e rompe barreiras linguísticas, ao oferecer textos, imagens, vídeos e áudios royalty free traduzidos automaticamente para 11 idiomas (ou mais, conforme a demanda).

A plataforma foi projetada para permitir que países, estados, cidades, atrações, hotéis e restaurantes se promovam de forma eficiente, moderna e integrada ao turismo global, com ferramentas intuitivas, geolocalização, classificação por relevância e páginas dedicadas para cada ponto turístico ou estabelecimento. Além disso, todo o conteúdo é gerido diretamente pelo próprio destino ou empresa, garantindo autenticidade e atualização constante.

O projeto já conta com adesões iniciais e testes em diversas partes do Brasil:
Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Roraima, Alagoas e Rio Grande do Norte deram os primeiros passos. Cidades como Piranhas, Penedo, Curitiba, Gramado, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Nova Petrópolis, Blumenau e Balneário Camboriú também experimentam o poder transformador da plataforma.

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque