Se você está pensando em viajar para João Pessoa, na Paraíba, nos próximos meses, mas ainda não resolveu o que vai fazer, com certeza este texto será útil. Acompanhe o texto pois indicaremos os locais que mais gostamos de visitar durante quatro dias. Dessa forma, será possível organizar e programar sua linda viagem.
Estivemos visitando alguns pontos turísticos da Paraíba e de João Pessoa a convite da ABEAR (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) e da PBTUR (Empresa Paraibana de Turismo). Não deixe de acompanhar o nosso roteiro e tenha uma boa ideia.
Por Elizabeth Werneck
Dia 1 – City tour pela linda João Pessoa
Para seu último dia de viagem, fazer um city tour por João Pessoa é um excelente modo de se despedir. Nesse passeio, você conhecerá os principais pontos da capital da Paraíba. O passeio é guiado, dura aproximadamente seis horas e passa pelos seguintes locais:
Veja também as mais lidas do DT
- Pelo histórico Farol de Cabo Branco;
- Pela Estação, também em Cabo Branco;
- Pelo Centrinho histórico de João Pessoa (isso inclui a Praça dos Três Poderes, o Forte de Santa Catarina e a imponente Igreja de São Francisco);
- E por último o Centro Cultural São Francisco e também o Mercado de Artesanato.
Seria interessante fazer o tour com algum guia de João Pessoa, assim, você conheceria mais sobre a história e a cultura da cidade. Se você tiver dúvidas de onde ficar em João Pessoa, recomendo a região de Tambaú. A noite é super animada e durante o dia, uma delícia de passear.
Dia 2 – Praia do Jacaré
Popularmente conhecida como Praia do Jacaré, esse local faz parte da cidade de Cabedelo e suas águas pertencem ao Rio Paraíba. Você sabia que o nome jacaré surgiu em 1960, por conta de um hidroavião dos Correios que pousou no Rio Paraíba? Como a aeronave lembrava muito um jacaré nadando, essa praia recebeu esse apelido. O pôr do sol é de se emocionar.
Um bom motivo para visitar a Praia do Jacaré é o seu belo pôr do sol. É um bom momento para curtir sozinho, acompanhado pelo cônjuge e até mesmo cercado pelos amigos. Em suma, presenciar o fim de tarde dessa praia é incrível, especialmente para os turistas. Para chegar na Praia do Jacaré, você pode ir de catamarã ou, simplesmente, ir por conta própria com seu veículo.
Dia 3 – Piscinas naturais do Seixas
Outro passeio interessante é a visita a piscinas naturais do Seixas. Como esse passeio é marca registrada em João Pessoa, as embarcações de Tambaú e arredores vão diariamente até o local.
Devido a suas barreiras de corais, as piscinas naturais do Seixas sempre surgem na maré baixa. Por conta disso, seus visitantes podem mergulhar e sentir a água na linha da cintura.
Para visitar o local, é necessário observar a tábua das marés. Afinal, só é possível entrar nas piscinas naturais quando a maré fica abaixo de 0.6. Dentro dessas condições, o passeio pode ser feito com catamarãs ou lanchas particulares.
O modo mais simples de fazer o passeio é contratar alguma agência de turismo. Dessa forma, fica mais fácil garantir o trajeto de catamarã e o transfer do hotel.
Dia 4 – Ilha de Areia Vermelha
Situado na cidade de Cabedelo, o Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha é famoso por suas belas piscinas naturais. Conhecido como Ilha de Areia Vermelha, os arrecifes do local formam uma das mais belas paisagens de João Pessoa.
No entanto, pra aproveitar o melhor desse parque, é preciso seguir a tábua de marés da cidade. Afinal, as piscinas se formam apenas na maré baixa, quando o nível do mar fica abaixo de 0,5.
Para chegar na ilha, é preciso procurar um dos pontos de catamarãs (embarcações) das praias de Cabedelo. A outra opção é contratar alguma agência de viagens que inclua o transporte até o local.
Conclusão: Vale a pena visitar João Pessoa e a Paraíba?
Com certeza sim. A região é incrível e é um destino excelente para viagens em família