O “Relatório Mundial da Felicidade” revelou sua mais recente lista dos países em que a felicidade é um dos principais produtos internos. Apresentamos a seguir, em ordem decrescente, o ranking completo
De acordo com o Relatório Mundial das Nações Unidas sobre a Felicidade, a plenitude é encontrada nos países nórdicos. O estudo, realizado com base em sua avaliação média de vida nos três anos anteriores, neste caso de 2020 a 2022, estabeleceu uma lista de 146 países classificados de acordo com seu índice de felicidade.
Entre os critérios avaliados nos participantes constam: a expectativa de vida, a avaliação das liberdades e a percepção de generosidade e solidariedade nacional. A Lituânia é o único país a entrar no Top 20 do ranking nesta temporada, tendo subido mais de 30 posições desde 2017. O Brasil ocupa a 37ª posição.
Veja também as mais lidas do DT
10º – Nova Zelândia
É um território praticamente intocado, descoberto pelos maoris após o primeiro milênio e redescoberto pelos europeus apenas no século XVII. Conhecida por suas paisagens de tirar o fôlego e caráter lunar, a Nova Zelândia abre a lista deste top 10. Seu clima subtropical, pessoas acolhedoras e ambiente calmo satisfazem o desejos de quem procura paz. Se você decidir morar lá, saiba que o país tem uma das menores taxas de criminalidade do mundo.
9º – Luxemburgo
Com 2586 km2 de área, o Luxemburgo é um dos menores países europeus. É, no entanto, um bom lugar para se viver: apesar de um alto custo de vida, o salário médio é o mais alto entre os países da região. A esperança de vida da população luxemburguesa está entre as mais elevadas do mundo.
8º – Suíça
Graças a paisagens montanhosas recortadas por lagos bucólicos, resorts de esqui elegantes e cidades ultra-conectadas, o país dos helvécios tem motivos de sobra para ser visitado. Reconhecido no imaginário coletivo por sua população calma e serena, o país se destaca acima de tudo por seus altíssimos índices de qualidade de vida (poder aquisitivo, segurança, índice climático, etc.).
7º – Noruega
Espetáculo de fiordes com nomes exóticos, beleza das Ilhas Lofoten, vales rurais incomparáveis, cânions incríveis e cachoeiras claras, neve eterna… Primeiro país nórdico a aparecer neste top 10, a Noruega é, como a Nova Zelândia, um paraíso para os amantes da natureza e paisagens de tirar o fôlego. O país e seu povo ocupam o primeiro lugar no ranking de 2022 dos países com o maior índice de desenvolvimento humano.
6º – Suécia
Ficamos na Escandinávia e agora paramos na Suécia, onde a população local é descrita como “a mais feliz do mundo”. Uma razão: as condições de trabalho flexíveis tornam os trabalhadores suecos produtivos e felizes. Como a Noruega, a Suécia está muito bem posicionada quando se trata de desenvolvimento humano, educação e respeito pelo meio ambiente.
5º – Holanda
Não, a Holanda não é apenas Amsterdã e seu distrito da luz vermelha. Entre os tesouros insuspeitos do país: as longas praias protegidas da Zelândia (1h15 de Lille), a região de Groningen ou as belas cidades de Delft, Maastricht ou Utrecht, de onde é Nynke de Vries. Mas não é por isso que o país está no top 5 dos países “mais felizes”: a taxa de pobreza é muito baixa, pouca desigualdade e, acima de tudo, sua juventude se sente particularmente feliz. Crianças e adolescentes holandeses têm confiança em seu sistema educacional e naqueles que os rodeiam, e a maioria diz que está muito satisfeita com sua qualidade de vida. Um fator essencial de felicidade, quando sabemos que “o futuro pertence à juventude”.
4º – Israel
O Estado judeu sonha em ser um destino verde após seu 9º lugar em 2022 e uma entrada no top 5 em 2023. O exemplo local mais representativo: a cidade de Tel Aviv, o centro turístico do país, conhecido por sua atmosfera festiva e tolerante.
3º – Islândia
Perdida entre o Oceano Atlântico e o Mar da Groenlândia, a Islândia é, como a Nova Zelândia, uma terra à parte. Vários relevos, grandes áreas glaciais, luzes do norte: seu território também é lunar. A densidade populacional islandesa sendo baixa (3,63 habitantes por km2 em 2020), torna o país um dos mais pacíficos do mundo.
2º – Dinamarca
A descoberta deste país escandinavo, ligado à Suécia pela ponte Øresund, começa frequentemente em Kopenhagen. Segundo neste ranking de 2022, o povo dinamarquês destaca-se pelo seu índice de confiança: confiança no seu entorno, em instituições administrativas como o seu governo e no poder judicial… A plenitude reina no país. A felicidade dinamarquesa é uma verdadeira crença. Ela tem até seu próprio termo: “Hygge”, ou “diversão”. Entre as sugestões para as viagens, nas terra dos vikings destacam-se em particular sua arquitetura estética e colorida e suas linda estradas propícias ao ciclismo.
1º – Finlândia
No topo deste ranking pelo sexto ano consecutivo: Finlândia. Como isso é possível, o país sendo conhecido por seu clima frio e sua população pouco falante? Longe de clichês, é na verdade um país caracterizado pela partilha, benevolência e simplicidade. Os finlandeses também são conhecidos por seu respeito pela natureza e ecologia: baixo consumo de energia, comida local, reciclagem… A Finlândia tem um índice de desenvolvimento humano muito elevado, uma economia próspera e um modelo social próspero. Detentor do título desde 2018, o país parece ter descoberto o segredo da felicidade que é objeto de muitos debates ao redor do mundo. Os finlandeses acreditam que a chave para este ideal está em quatro elementos: natureza, estilo de vida, culinária e sustentabilidade.
Tudo o que nos resta é fazer as malas e viajar para lá!
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências internacionais e o World Happiness Report