Essas filas de espera, cada vez mais longas, são apenas para agendar uma entrevista para emitir o visto de turismo (B1/B2) para os EUA.

Segundo dados do escritório de advocacia AG Immigration, sediado em Washington D.C. e especializado em green cards para os EUA, de 13 a 20 de março, o tempo para conseguir um agendamento nos consulados de São Paulo e Recife atingiram o maior patamar da história.

Em São Paulo, por exemplo, a fila de espera atualmente é de 554 dias, ou seja, mais de 18 meses. Isso significa que, caso um turista decida hoje pedir o visto americano, ele só conseguirá fazer a entrevista consular –última etapa do processo de emissão para quem pede o documento pela primeira vez– em setembro de 2024.

Veja também as mais lidas do DT

Em Brasília, a Embaixada dos EUA está demorando 469 dias (15 meses) e, em Recife, o tempo de espera é de 406 dias (13 meses).

Já no Rio de Janeiro, a fila chegou a 449 dias – longa, mas ainda distante do recorde de 500 dias. Por fim, o tempo de espera em Porto Alegre é de 377 dias, sendo que a máxima registrada para a capital gaúcha é de 400.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências