Salão do Turismo abre suas portas no Riocentro (RJ)

Continua depois da publicidade

O tema central deste ano é “Experiências do Brasil: o turismo responsável e inclusivo impulsionando o desenvolvimento sustentável”, destacando a importância da sustentabilidade no setor, especialmente com a proximidade da COP 30, em 2025, que será sediada em Belém (PA).

Com uma programação intensa nos quatro dias, os visitantes terão contato com as riquezas, a cultura, os roteiros e os principais atrativos desse “Brasilsão”. O objetivo é que os destinos apresentem as tendências e os destaques que irão fazer os brasileiros quererem conhecer ainda mais as belezas do país.

O evento é uma oportunidade para promover e incentivar a estruturação, qualificação e comercialização da oferta turística brasileira, contribuindo para um melhor posicionamento e ampliando a competitividade nos mercados nacional e internacional.

“Estamos abrindo hoje o Salão do Turismo reunindo o melhor do setor, fomentando uma política pública que é fundamental para geração de emprego e renda e que move a economia do país, desde o vendedor de refrigerante na praia, até a rede hoteleira e as companhias aéreas. Temos a certeza que esta edição marcará a história do turismo nacional e consolidará o Brasil como um destino de sucesso”, destacou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

O 8º Salão do Turismo: Conheça o Brasil é realizado pelo Ministério do Turismo e outros órgãos do governo federal, em parceria com o Sistema Fecomércio do Rio de Janeiro, Sebrae, Sesc, Senac, a Secretaria de Turismo do Estado e a prefeitura da cidade. Estarão presentes também importantes entidades do setor, como a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional), a Associação Brasileira de Agências de Viagem (ABAV) e a Associação Brasileira de Operadoras de Turismo (BRAZTOA).

VITRINE BRASIL – São várias áreas temáticas reunidas nos pavilhões 3 e 4 do Riocentro. No espaço “Vitrine Brasil”, voltado ao design, gastronomia, agricultura familiar, manifestações artísticas e demais atrativos, o público apreciará vários produtos nacionais e também conferir grandes espetáculos e shows, entre outras exposições.

O artesanato terá uma área para apresentar e comercializar produtos e peças de artistas locais que expressam sua cultura e tradições em suas peças. O espaço é apoiado pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) do Sebrae Nacional.

Salão do Turismo
No primeiro dia, painel discutiu conservação ambiental (Crédito: Roberto Castro – Mtur)

NÚCLEO DO CONHECIMENTO – Debates não vão faltar no Salão do Turismo. Serão cerca de 90 palestras e mais de 40 painéis, com representantes do MTur e demais parceiros, promovendo um grande intercâmbio de informações e troca de experiências, discutindo as políticas públicas do setor e projetos que impulsionam o desenvolvimento do turismo de forma responsável e inclusiva.

Temas como sustentabilidade, COP 30, investimentos no turismo, acessibilidade turística e boas práticas do turismo nacional marcarão os debates entre os dias 8 e 10 de agosto. Na programação, reuniões sobre segurança turística e a Estratégia Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), além do “Encontro de Negócios Sebrae”, que visa fortalecer micro e pequenos empresários do setor turístico, também estão agendadas.

Confira aqui a programação completa.

LEIA TAMBÉM:

Aberto em Brasília o 7° Salão Nacional do Turismo – Conheça o Brasil

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade