Aberto em Brasília o 7° Salão Nacional do Turismo – Conheça o Brasil

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Com uma boa dose de desorganização e improviso o 7º Salão Nacional do Turismo foi aberto com estandes ainda incompletos e filas no sol

por Paulo Atzingen*

Sem a presença do presidente da República Luís Inácio Lula da Silva, conforme anunciado, foi aberto o Salão Nacional do Turismo, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, nesta sexta-feira (15).

Seguindo uma tradição quase histórica de falas em demasia e homenagens a cargos e posições políticas, a primeira impressão que ficou foi a falta de planejamento e o improviso na organização. Estandes ainda a serem montados e falta de informação e sinalização adequada. Uma fila no sol formou-se fora do Estádio, logo pela manhã,  posteriormente diluída por decisão da organização, que liberou a entrada sem credencial. 

Uma fila, no sol, posteriormente diluída por decisão da organização, formou-se em torno do Estádio, gerando reclamações
Uma fila, no sol, posteriormente diluída por decisão da organização, formou-se em torno do Estádio, gerando reclamações (Foto: DT)
Outro lado

Organizadores de eventos e representantes do Ministério informam que a vinda do presidente mudou toda a logística de segurança e de circulação. Além disso, a decisão de fazer o Salão, o empenho financeiro e a liberação de verba para o evento aconteceram em dois meses.

Deixando a profundidade de lado, na solenidade, o ministro do Turismo, Celso Sabino, foi logo lembrado pelo presidente da Embratur, Marcelo Freixo, primeiro a falar, no início de sua fala.

“Parabéns ministro (Celso) Sabino por sua capacidade política e empenho em trazer depois de tanto tempo a 7ª. edição do Salão do Turismo” , disse.

7º Salão Nacional do Turismo: Marcelo Freixo, Presidente da Embratur
Marcelo Freixo, Presidente da Embratur (Foto: DT)

Freixo se dirigiu também ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, citando os números, oferecidos pelo Banco Central: “De janeiro a outubro os turistas estrangeiros injetaram na economia nacional R$ 27,8 bi, superando os R$ 24,4 bi de 2019, período pré-pandemia. Apenas no mês de outubro do calendário foram US$ 650 milhões, o que corresponde a R$ 3,19 bilhões, se consolidando o melhor outubro para o setor nos últimos 10 anos”. E frisou que o Turismo corresponde a 8% do PIB.

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Deputado e ministro falam no 7º Salão Nacional do Turismo

No pronunciamento de Arthur Lira, ele lembrou que trabalha em prol do setor e que se empenha em defender o segmento:

“O Brasil terá justiça social, com políticas públicas, que devem partir daqui, do parlamento. O (setor) privado vai fazer sua parte e fará acontecer”, disse.

“Precisamos expandir esse mercado. O Brasil está no caminho certo”, completou.

7º Salão Nacional do Turismo: Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados
Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados (Foto: DT)

O secretário-geral da Organização Mundial do Turismo, Zurab Pololikashvil e José Roberto Trados, presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), também falaram.

As entidades que estão apoiando o evento são Banco do Brasil, Sebrae, Sesc, Senac e Finep.

José Roberto Trados, presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC)

Tadros lembrou que apenas em setembro foram criados mais de 20 mil postos de trabalho no setor de Turismo. “No acumulado do ano, já são 132,5 mil novas vagas criadas. A projeção da Confederação é que o turismo chegue, até o final de 2023, com cerca de 165,8 mil vagas formais de trabalho” falou.

“No Salão reunimos o Brasil inteiro em um só lugar para apresentar ao mercado e ao público final os principais produtos turísticos ofertados pelas 27 Unidades da Federação brasileira. É um grande momento para o setor que, hoje, é o segundo maior gerador de empregos do país”, ressaltou o ministro Celso Sabino.

7º Salão Nacional do Turismo: Celso Sabino, Ministro do Turismo
Celso Sabino, Ministro do Turismo (Foto: DT)

Sabino também, em sua fala, ressaltou a importância do escritório da OMT no Rio de Janeiro.

“A abertura do escritório da OMT foi uma marca para o nosso país, pois melhorará a competitividade do turismo e construirá parcerias para fortalecer a atividade”, disse.

Estratégia do 7º Salão Nacional do Turismo

O Salão, que vai até domingo (17), é uma estratégia do Governo Federal para mobilização, promoção e comercialização de roteiros, experiências e produtos turísticos, desenvolvidos e estruturados, segundo as diretrizes e os princípios do Programa de Regionalização do Turismo e da Política Nacional de Turismo. São esperadas 10 mil visitantes nos três dias.


*Paulo Atzingen, jornalista e fundador do DIÁRIO, viajou com seguro GTA.

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