A Embratur apresentou, nesta sexta-feira (22), os planos de ação de promoção internacional de todos os estados brasileiros durante a 9ª edição do Salão do Turismo, em São Paulo. As entregas fazem parte do Plano Brasis, novo Plano de Marketing Turístico Internacional do Brasil, que orientará as estratégias até 2027.
REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações da Embratur
Os documentos foram elaborados em parceria com o Ministério do Turismo, o Sebrae, o Fornatur e a Anseditur. Cada plano estadual considera vocações e realidades específicas, com metas e indicadores para fortalecer a presença do Brasil no mercado internacional.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou a relevância da iniciativa:
“A gente está muito convencido do papel do turismo e o Plano Brasis é muito sólido e estruturante. A gente precisa que esse plano seja muito absorvido por cada Unidade da Federação, por cada setor do trade e de fato ter uma política nacional de turismo olhando pro mundo. Que a gente possa entender essa diversidade brasileira como uma grande conquista nossa e ela está pronta para o mundo conhecer, por meio deste plano de marketing internacional, com essa capacidade de mergulhar em cada realidade desse país”.
Apoio institucional e foco nos pequenos negócios
A coordenadora do Sebrae, Ana Clévia, ressaltou a importância da integração:
“O Sebrae tem um papel fundamental na estruturação dos pequenos negócios, no fortalecimento dos destinos turísticos e na criação de oportunidades, de canais de comercialização para esses pequenos negócios. Essa entrega individual de cada estado é fundamental, porque é nesse momento que nós fazemos um alinhamento entre o poder público e a iniciativa privada. Precisamos ter produtos de qualidade. Nós estamos escrevendo uma história diferente nesse país e todos nós estamos assinando essa história juntos”.
O diretor de Marketing do Ministério do Turismo, Fábio Pinheiro, elogiou a iniciativa e anunciou novidades:
“Essa gestão da Embratur tem feito um trabalho incrível. Os números estão aí, a gente tá batendo recordes e recordes de turistas no Brasil. Essa sinergia entre Ministério do Turismo e Embratur está fluindo. Estávamos sem um plano de marketing internacional há muitos anos e a novidade é que o Ministério do Turismo também está preparando o plano de marketing nacional”.
Reposicionamento da marca Brasil
A presidente interina do Fórum Brasileiro de Turismo Histórico-Cultural (Fonatur), Marina Dias, reforçou:
“Quero parabenizar toda a equipe da Embratur pelo cuidado, pela dedicação de fazer esse novo plano. Há mais de 20 anos, o Brasil não tinha um plano de marketing internacional que tem a cara do povo brasileiro, que tem a essência dos quatro cantos do nosso país e que leva em consideração a nossa cultura, a nossa essência e a nossa identidade”.
Já o presidente da Anseditur, Ítalo Mendes, enfatizou:
“O Plano Brasis desdobra nas estratégias estaduais que a Embratur possui e tem apresentado pelo Brasil inteiro. É fundamental para que os destinos brasileiros trabalhem de uma forma cada vez mais profissionalizada, cada vez mais conectados a essas novas demandas de mercado, entendendo os novos perfis de consumo, reposicionando e criando novos produtos e serviços”.
Pesquisa e metas até 2027
Construído em parceria com o Ministério do Turismo e o Sebrae, o Plano Brasis sucede o Plano Aquarela, lançado há cerca de 20 anos junto com a Marca Brasil. O novo documento fortalece a identidade do país, promove sustentabilidade, fomenta o empreendedorismo e amplia a presença dos destinos brasileiros no exterior.
Segundo o diretor de Marketing Internacional da Embratur, Bruno Reis:
“Apresentarmos o Plano Brasis aqui no Salão do Turismo de 2025 foi muito importante e estratégico para unir, mais uma vez, os destinos brasileiros e todos os atores interessados pra gente poder de fato fazer a orientação estratégica até 2027 da promoção internacional do nosso país”.
O plano também levou em consideração uma pesquisa aberta em três idiomas, que contou com 2.458 respostas, além de ouvir gestores públicos, privados, empresários e trabalhadores do setor.
Desafios e perspectivas
Na mesma data, Freixo participou da 65ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Turismo (CNT), realizada durante o Salão. Ele destacou os recordes do setor e alertou para os desafios futuros:
“Estamos numa expectativa muito forte, pois vamos bater de novo todos os recordes em relação ao turismo, tanto de receita quanto do número de estrangeiros entrando aqui. No entanto, precisamos nos preparar para isso, pois se chegarmos a 8 ou 9 milhões de visitantes, estaremos atingindo um número que nunca antes alcançamos. O novo vai nos trazer também desafios, e não só festejos”.
“Para garantir que o aumento no fluxo de turistas seja exclusivamente uma boa notícia, é crucial que nos preparemos. Eu queria sugerir um debate, por exemplo, sobre o crescimento do turismo e a segurança pública, focando nas políticas públicas de segurança nas áreas de crescimento do turismo. Por isso, estamos entregando e apresentando o Plano Brasis. É muito importante que ele seja apropriado, entendido, compreendido e adotado por todos, não só pelos gestores públicos, para que o setor de turismo possa se preparar para este cenário de recordes”.