O Sanma Hotel fica a 300 metros da entrada do Parque Nacional do Iguaçu onde se localiza uma das Sete Maravilhas da Natureza.
Mário Albuquerque, é gerente geral do hotel Sanma em Foz do Iguaçu. Está na hotelaria há 52 anos. Com formação acadêmica na École hôtelière de Lausanne, na Suíça e na Cornell University onde fez o curso de Administração hoteleira, Mário recebeu a reportagem do DIÁRIO e pode falar um pouco de sua extensa trajetória agora à frente de uma joia da hotelaria, à porta do Parque Nacional Cataratas do Iguaçu.
por Paulo Atzingen (Da Redação, em SP)*
Albuquerque descreve com uma certa nostalgia suas passagens pelas cadeias hoteleiras, Sheraton, Transamérica, Caesar Hotels, Tropical e Atlantica, antes de detalhar sua experiência no Sanma Hotel by Nobile.
Com significativa tarimba em implantação de hotéis, Mário trabalhou como diretor de operações da Nobile, no Rio de Janeiro implantando entre outros empreendimentos, o Grand Nobile Macaé, o Grand Nobile Barra e o Nobile Inn Via Première, hotel que recebeu toda a imprensa mundial nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.
“Para mim foi uma grande escola essas implantações hoteleiras. De lá para cá, junto à rede Nobile, abrimos vários hotéis e fizemos também a implantação do Itapema Beach, lá em Itapema (SC), o antigo Itapema Plaza”.
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Mário conta que em 2019 foi convidado para vir a Foz do Iguaçu pelo empresário (e visionário) Santo Salvatti, que estava assumindo novamente o antigo hotel San Martin.
“Ele lançou um desafio para mim. O que fazer com esse novo hotel. Eu respondi: vamos para o mercado de luxo. Ele concordou”, lembra. Mário também destaca que Santo Salvatti morreu em janeiro de 2021, aos 79 anos, quatro meses depois da inauguração do Sanma.
Mercado de Luxo: muito exclusivo e muito fechado
Para Mário, a nível mundial, o mercado hoteleiro de luxo é muito exclusivo e muito fechado. Segundo ele, porque é preciso ter serviço de primeira linha. “Quando você fala em serviço, você tem que ter mão de obra e mão de obra treinada e preparada, não basta só você ter uma boa estrutura física e um bom equipamento, você tem que mostrar isso por meio do que está entregando”, explica.
A quilometragem rodada em hotéis de todos os níveis e padrões emprestam a Mário uma tranquilidade quando fala em hotel de luxo e selection (ou cinco estrelas na antiga classificação da Embratur). “O grande desafio nesse mercado de luxo, aqui no hotel Sanma, foi trazer primeiro esse DNA do mercado de luxo para os funcionários. Eles entenderem a diferença do que precisa e necessita um hóspede que viaja pelo mundo e que conhece bons serviços, produtos e equipamentos e equipamentos que já estão com seu DNA completou.”
Albuquerque adianta que durante três meses toda a equipe – cerca de 105 profissionais – fez um mergulho diário na hotelaria luxo e selection para conhecer não só o serviço de hotelaria mas todos os outros elementos que gravitam em torno da hotelaria de alto padrão:
“Precisávamos entender e fazer entender que trabalhar com o luxo é trabalhar com produtos de altíssima qualidade e aliado a isso um alto serviço de hotelaria”, ressalta. Ele dá como exemplo a oferta de três restaurantes do Sanma e cada um com uma opção diferente e com serviços exclusivos de alto padrão. “Temos o Winebar, com 850 rótulos de vinhos na nossa adega, oferecemos um verdadeiro fondue – idêntico ao que se serve na Suíça, com ingredientes importados (queijos emmenthal ou gruyère, vinho branco e kirsch).
Na área de gastronomia e restaurante o hotel trabalha com as melhores carnes, já que está na região que possui uma oferta muito boa de carne argentina (bife de chouriço, tomahawk e prime Rib) e os melhores peixes da região (côngrio-rosa, por exemplo).
“Trabalhamos aqui com receitas clássicas como o belle meunière no estilo parisiense, ou o filé chateaubriand, pratos típicos dos anos 50, 60 que introduzimos e modernizamos aqui para o nosso hotel”, antecipa.
Mordomo e Luz de velas
O hotel oferece diversos serviços impensáveis na hotelaria convencional. “Um brilho especial no hotel é o serviço de mordomo, o piquenique ao ar livre e o jantar sob as estrelas”, adianta Albuquerque. “ Ele fica a disposição para preparar e acompanhar todos os pedidos do cliente. Um piquenique ao ar livre nos nossos Jardins, um jantar especial à luz de vela com um saxofonista para se reatar o casamento ou pedir a menina em casamento, comemorar bodas”, enumera.
Ele acrescenta o serviço de check-in diferenciado: “Todos os nossos hóspedes e visitantes são recebidos aqui com um espumante. Ninguém faz check-in em pé, todos ficam sentados individualmente, sem nenhum tipo de estresse”, garante.
Guest Relations
A equipe de Mário é composta também por guest relations, profissionais que recepcionam e prestam serviços de apoio aos hóspedes. “Enquanto o mordomo faz o trabalho interno a guest relations faz o papel externo. O hóspede que vem de fora que não tem informações da tríplice fronteira e que queira, por exemplo, ir à Argentina ou fazer um passeio às Cataratas do Iguaçu, ou fazer compras no Paraguai, nosso serviço de guest relations é responsável de fazer com que o desejo do nosso hóspede seja realizado”, explica.
Produto único
Albuquerque reforça as qualidades incomparáveis do Sanma. “Em Foz do Iguaçu, nós somos os únicos que oferecemos e disponibilizamos esses serviços aos hóspedes”, sintetiza.
Confira imagens do hotel;
Sem concorrência
A contratação de Mário Albuquerque pelo proprietário Santo Salvatti teve um “cláusula” bastante desafiadora, conta o hoteleiro: “Montar um hotel novo e único na cidade de Foz do Iguaçu sem nenhum tipo de preocupação com os concorrentes, pois não haveria”, adianta.
Com a contratação do escritório de arquitetura de Eduardo Manzano, os trabalhos de repaginação tiveram início, no início de 2020.
“O Eduardo Manzano aproveitou praticamente tudo que o hotel tinha e, ao casarão colonial dos anos 70, foi adicionado um pouco de modernidade, materiais mais leves, mais claros, não só na área social como na área dos apartamentos. Ele trouxe para o hotel o que é utilizado hoje nos melhores hotéis no mundo e de conforto naturalmente e nós traduzimos isso na nossa operação”, enumera.
Confira imagens do hotel:
O arquiteto jogou por terra aquele conceito clássico de recepção com um grande balcão e uma distância enorme entre o atendido e o atendente. Mário detalha: “O balcão foi sumariamente demolido. Colocamos dois balcões menores só para check-out e o check-in todo é feito individualmente, com hóspedes sentados, saboreando um espumante”.
A outra grande mudança foi na área da piscina onde foi implantado uma série de bangalôs individuais. “Os bangalôs têm um frigobar e o hóspede pode não só usar os bangalôs como pode usar os ofurôs principalmente na época do inverno”, lembra.
O Sanma Hotel Cataratas ocupa o espaço do tradicional Hotel San Martin, empreendimento mais próximo à entrada do Parque Nacional do Iguaçu. O hotel foi totalmente remodelado e abriu suas portas em outubro de 2021.
O proprietário Santo Salvatti iniciou em setembro de 2020 as negociações em busca de uma nova sociedade para o hotel. Dentre várias propostas, Salvatti preferiu sócios que tivessem não apenas o interesse comercial, mas a vontade de fazer algo inovador. Os sócios são Marcos, Paulo e Antonio Sarabia, do setor de agronegócios.
O novo projeto arquitetônico do Sanma Hotel segue uma linha de restauração de materiais já existentes, aproveitando as madeiras nobres que já faziam parte do antigo mobiliário do hotel; além de estruturas de cobertura, forros e pisos de ardósia e de ipê.
Santo Salvatti morreu aos 79 anos, em janeiro de 2021.
Terezinha Aparecida da Silva, Maître do Sanma Hotel: gratidão
Sanma Hotel By Nobile
Rodovia das Cataratas km 21 nº 12.280, Parque Nacional, Foz do Iguaçu, Parana, Brasil, 85859899 –
COMO CHEGAR?
*Paulo Atzingen é jornalista e fundador do DIÁRIO DO TURISMO
E um Excelete Hotel nota 1000
Atendimento Exemplar nota 1000
Logo Logo estaremos de volta a desfrutar do conforto deste magnífico Hotel.