Em busca do tetra, Santos concorre ao Top Destinos Turísticos; veja categorias e como votar na cidade
Para defender seu título, a tricampeã está de volta ao páreo. Mais uma vez, Santos concorre ao prêmio Top Destinos Turísticos, que chega à quinta edição com o objetivo de identificar e selecionar os melhores lugares para viajar no Estado de São Paulo.
Nesta edição, Santos concorre nas categorias ‘Turismo Cultural’ e ‘Turismo de Negócios e Eventos’. Para ajudar a Cidade a conquistar o tetra, basta acessar o site oficial do prêmio e logar-se no Facebook.
Veja também as mais lidas do DT
Além disso, o prêmio Top Destinos Turísticos é um dos mais importantes e desejados selos de reconhecimento aos municípios e regiões que investem e fazem do turismo um gerador de riquezas. Também, cada prefeitura inscrita tem direito a concorrer em até três das 16 categorias disponíveis.
Por meio de votação popular, de moradores e visitantes, feita pelo site oficial até 26 de maio, as cidades concorrem em condições de equidade. Isso porque o prêmio ponderará o total de votos pela quantidade de habitantes e serão transformados em pontos.
Os melhores pontuados serão submetidos a um júri técnico, e então serão eleitos três Top Finalistas e um Top Campeão por categoria. A empresa Russell Bedford Brasil audita todo o processo. O anúncio dos vencedores e a entrega do prêmio acontecerão no evento CONEXIDADES, em 17 de junho, em Jundiaí.
Santos concorre ao Top Destinos Turísticos: veja o lado Cultural da cidade
No Turismo Cultural, Santos se destaca, sobretudo, por seu rico e preservado Centro Histórico. A região atrai turistas pelos imóveis como Palácio José Bonifácio, Bolsa Oficial do Café, Pantheon dos Andradas, Igreja do Valongo, Museu Pelé, entre outros.
Além disso, o Centro é palco de produções de filmes e comerciais, que usam como cenário a Rua XV de Novembro, o bulevar da Rua XV, Rua do Comércio e outros pontos.
Ainda, a área passa por um amplo processo de revitalização com o Projeto Novo Centro Velho, que contempla o Plano Valongo-Paquetá. Esse é um conjunto de obras que pretende integrar os dois bairros e revitalizar o Centro Histórico com foco no turismo e comércio.
Entre as obras, está a reurbanização da Rua XV de Novembro; a remodelação do Mercado Municipal com instalação de estação do VLT nas imediações. Também, as revitalizações das ruas do Comércio e Tuiuti. Ainda, o Parque Valongo, transformando as áreas entre os armazéns 4 e 7, entre as ruas da Constituição e Riachuelo, em espaços de lazer e convivência.
Além disso, a Prefeitura e parceiros também têm consolidado o Centro Histórico como polo turístico e cultural com a criação e realização de diversos eventos. Como, por exemplo: os festivais Santos Café; do Imigrante; Afroempreendedorismo e Santos Criativa Geek; Carnacentro e Carnabonde; Dia de Portugal; Santos Jazz Festival; Primavera e Natal Criativos, entre outros.
Santos concorre ao Top Destinos Turísticos em “Negócios e Eventos”
Para a área de negócios e eventos, desde 2020, Santos conta com um dos mais modernos centros de convenções do País: o Blue Med Convention Center.
Com 30 mil metros quadrados de área construída, contém um pavilhão de feiras e exposições de 8,5 mil metros quadrados e capacidade para quatro mil visitantes. Isso descontando o espaço ocupado por estandes.
Já no segundo piso, um salão de eventos de 3,5 mil metros quadrados comporta até 3,2 mil pessoas. Além disso, o estacionamento possui 380 vagas cobertas, que podem ser somadas a outras 20 disponíveis na praça, chegando ao total de 400. Ainda, a estrutura conta com um heliponto na cobertura.
A multinacional francesa GL Events, que venceu a licitação da Prefeitura para explorar o espaço por 24 anos, administra o equipamento. Além disso, a empresa está presente em 27 destinos, nos cinco continentes, onde gerencia 51 espaços.
Em 2022, o Blue Med Convention Center recebeu mais de 50 eventos, com mais de 120 mil pessoas circulando pelo local. Entre eles, está a 14ª Conferência Anual de Cidades Criativas da Unesco.
Além disso, a cidade tem ampla rede hoteleira de qualidade, inclusive com bandeiras internacionais. Ao todo, são mais de 4,4 mil leitos em 2,2 mil quartos em 22 estabelecimentos de hospedagem. Ainda, a cidade oferece excelente infraestrutura turística.
Cidade já ganhou em três das quatro edições
em três das quatro edições do Top Destinos Turísticos, Santos já foi campeã. Em 2022, o título veio na categoria ‘Turismo de Esportes’, enquanto em 2019 e 2017 as vitórias ocorreram em ‘Turismo de Negócios e Eventos’.
Além disso, a premiação desenvolve o sentimento de pertencimento na população residente; contribui com o resgate da autoestima; promove o bem receber e favorece a sinergia entre poder público e iniciativa privada em âmbito territorial. Ainda, o prêmio foi criado pela Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasil – ADVB e Associação Mundial dos Profissionais de Viagens e Turismo – Skål Internacional São Paulo.
A votação popular via internet e o júri técnico, constituído por especialistas nos diferentes segmentos de mercado – os quais correspondem às categorias em disputa – validam a qualidade de atrativos turísticos promocionados. Além disso, aproxima o conjunto dos destinos participantes das múltiplas plataformas de distribuição que compõem o trade turístico.
Ainda, a inciativa conta com o apoio institucional da Associação dos Municípios de Interesse Turístico do Estado e São Paulo (Amitesp); Associação Paulista de Municípios (APM); Associação das Prefeituras das Cidades Estância de São Paulo (Aprecesp). Também da União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp) e do São Paulo Convention and Visitors Bureau (Visite São Paulo).
EDIÇÃO DO DT (CF) com agências.