A edição do 5º Fórum de Turismo e Eventos de Santos, parte do calendário oficial da cidade, se consolida como espaço para discussão do turismo e já tem programação definida.
Com o tema “Experiências inovadoras fortalecendo o destino e gerando negócios” o encontro será realizado pelo quinto ano consecutivo pelo Santos Convention & Visitors Bureau.
No evento estarão presentes agentes do trade turísticos e de eventos, assim como profissionais ligados a diversas áreas. Como, por exemplo: economia criativa, marketing, hotelaria, secretários municipais e profissionais que buscam alternativas inovadoras através da troca de informações com público qualificado.
Veja também as mais lidas do DT
“O objetivo do Fórum é trazer casos de sucesso e especialistas em regionalização para contribuir com suas experiências no fortalecimento regional”, destaca Vanessa Lombardi, presidente do Santos CVB.
Painéis de destaque no Fórum de Turismo
Entre os painéis está o case da cidade de Gramado, na Serra Gaúcha. O tema “Transformação de um Destino” será debatido na apresentação de Eduardo Zorzanello, CEO da Rossi e Zoezanello, empresa que organiza ente outros eventos o Festival do Turismo de Gramado há 34 anos.
Zorzanello abordará a mudança de postura que fez a cidade se tornar um dos principais destinos turísticos de lazer e eventos do País.
Outro destaque, segundo a organização do evento, é o painel “Juntos somos mais fortes: como transformar o turismo como um impulsionador da economia regional”. Nele, lideranças empresariais, como Omar Abdul Assaf, presidente do Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista, Adalto Correa, diretor executivo da Associação Comercial de Santos, e Jean Barbosa, coordenador das Câmaras dos Dirigentes Lojistas, fomentarão a discussão.
Secretários de turismo
De forma inédita, o Fórum de Turismo e Eventos de Santos 2022 contará com um painel dedicado aos secretários de turismo das cidades participantes da Região Turística da Costa da Mata Atlântica. O tema, nesta ocasião, será “Fortalecimento do Turismo Regional, quais as oportunidades de cada cidade para 2023”.
Os gestores de Cubatão, Guarujá, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Santos e São Vicente estão confirmados para essa palestra.
Outra pauta será “As oportunidades da internacionalização do destino baseado na Conferência Anual das Cidades Criativas da UNESCO”, que Santos sediou em julho deste ano.
Para falar sobre o tema o evento confirmou Raquel Pelegrini, cineasta da Secretaria de Cultura de Santos, responsável pela inserção de Santos como Cidade Criativa do Cinema, Selley Storino, Secretária de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo de Santos, e a organizadora da conferência, Vanessa Lombardi, CEO da Fultime Eventos e Turismo e presidente do Bureau.
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências