Eduardo Zorzanello: Festuris 2022 deve impulsionar R$ 360 milhões em novos negócios

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Esta quinta-feira (3) marca o início do 34° Festuris, que acontece em Gramado, no Rio Grande do Sul, até o domingo (6). No ano passado, entrevistei a CEO do festival, Marta Rossi. Neste ano, conversamos sobre todos os detalhes da edição de 2022 com o outro CEO do evento, Eduardo Zorzanello. Confira a entrevista:

DT:  A 34° edição do Festuris tem como tema: “Ressignificando o Turismo”. O que motivou a escolha desse tema?

Eduardo Zorzanello: Esse tema foi definido no momento em que a gente se viu enfrentando o estado de pandemia. Vimos a necessidade de mudar de mindset, tivemos um desejo por dias melhores, por retomar um turismo com normalidade e, principalmente, fazer com que as pessoas entendessem um contexto de experiência turística diferenciada.

Por isso a gente está colocando que ressignificar o turismo não é retomá-lo como era, mas sim a gente poder retomá-lo como um  turista mais consciente e mais preparado para atender e consumir o novo momento que o mundo enfrenta. Hoje temos um turista preocupado com sustentabilidade e acessibilidade. Com este conceito tudo isso passa a ser “ressignificado”.

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DT: O que podemos esperar sobre o espetáculo de abertura neste ano? Quais os destaques?

Eduardo Zorzanello: É o grande momento das boas vindas que o município, que o Estado e que o próprio Festuris dá a todos os visitantes. É o momento do agradecimento, do acolhimento, de apresentar o propósito do evento rodeado por questões culturais, artísticas, fortalecendo e enaltecendo a nossa base gaúcha.

DT: O que deu certo no Festuris 2021 que deverá se repetir neste ano e o que a feira traz de novidade em 2022?

Eduardo Zorzanello: Em 2021, o que deu muito certo foi o fato de tanto os expositores quanto os visitantes acreditarem na retomada. Eles estiveram presentes naquele momento, mesmo com as dificuldades que enfrentamos para celebrar os negócios e fazer o turismo acontecer. Este ano a gente tem uma continuidade disso, com maior liberdade, sem restrições.

Algumas novidades do Festuris 2022:

  • Espaço Food & Drinks Experience com 2 mil metros quadrados, com expositores brasileiros e internacionais em uma imersão de gostos e sabores;
  • Espaço Luxury foi ampliado e está no pavilhão Hortênsia;
  • Primeira vez que o Festuris utiliza completamente os dois pavilhões do Centro de Eventos Serra Park. Consistem em 24 mil metros quadrados de feira construída.
Marta Rossi e Eduardo Zorzanello CEO´s do Festuris, (Foto: Geison Erdmann)
Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, CEO´s do Festuris. (Foto: Geison Erdmann)

DT: Como vai funcionar a parceria com a Argentina, país convidado desta edição? Quais destinos argentinos serão promovidos?

Eduardo Zorzanello: A Argentina é o país convidado de honra do evento deste ano. Pela primeira vez estamos criando este status dentro do evento, principalmente porque a Argentina é o principal mercado de consumo do brasileiro e vice-versa dentro do fluxo turístico.

Os destinos argentinos estão vindo com pelo menos 13 co-expositores, apresentando seus diferentes atrativos. Vão ter a participação no Food & Drinks com seus vinhos: Mendoza, Patagônia argentina, região de Buenos Aires e Santa Fé.

DT: São 12 mil participantes, 2.500 marcas, 40 países, 90h de conteúdo, 450 jornalistas, 15 mil reuniões de negócios. Qual a expectativa de movimentação monetária impulsionada pelo Festuris deste ano?

Eduardo Zorzanello: Certamente vamos ultrapassar essas estimativas. O impacto econômico é de R$ 25 milhões para a região e mais de R$ 360 milhões de volume de negócios no evento. Essa estimativa é com base em 2019, quando a Universidade de Caxias do Sul UCS mensurou os números da edição que foi um sucesso.

DT: A cidade de Gramado está preparada para receber o festival? Qual foi a preocupação em relação aos hotéis, restaurantes, pontos turísticos, etc?

Eduardo Zorzanello: Gramado esteve em primeiro lugar, durante a pandemia, no desejo dos turistas. Uma cidade que vem sendo modelo e um case de sucesso do turismo nacional, ampliando sua infraestrutura turística, sua oferta, assim como seus atrativos para receber bem o visitante.

Meeting Festuris
Meeting Festuris 2021 (Foto: Divulgação)

DT: De que maneira e em que grau as demais feiras de turismo nas quais você marca presença te inspiram para promover o Festuris?

Eduardo Zorzanello: O benchmark europeu é muito importante. Buscamos inspirações nas feiras europeias como, por exemplo: Fitur, BTL de Lisboa, por exemplo. São eventos importantes que trazem insights do turismo mundial. Além disso, novos contatos e conexão com o mercado mundial são inspiradores.

DT: Você acredita que o Festuris vai sobreviver às gerações Rossi e Zorzanello? As crianças mostram curiosidades sobre o festival?

Eduardo Zorzanello: O mundo hoje está muito dinâmico e realmente a gente acredita que o Festuris apresentará uma grande longevidade.

O evento está sempre se renovando, mas dizer que os nossos filhos vão querer seguir ou não a nossa opção diante deste mundo dinâmico e latente, de muitas ofertas dentro de um mercado de trabalho, nunca vamos saber. Mas eles gostam, respeitam e reconhecem a importância do nosso trabalho.

DT: Como é trabalhar com Marta Rossi na Rossi & Zorzanello Eventos e Empreendimentos?

Eduardo Zorzanello: Tenho muito orgulho de ser sócio da Marta, de aprender com ela e ter uma troca de experiências. É a soma da jovialidade com a experiência. Uma continuidade do trabalho da minha mãe.

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