A Gruta das Aparições, considerada o coração do Santuário de Lourdes, na França, será reaberta aos peregrinos a partir do meio dia desta sexta-feira, 11 de fevereiro, dia consagrado a Nossa Senhora de Lourdes e também Dia Mundial do Enfermo.
por Amadeu Castanho
A Gruta, onde Nossa Senhora apareceu dezoito vezes para a jovem Bernadette Soubirous, ficou dois anos fechada ao público em função dos cuidados exigidos pela pandemia de coronavírus.
Durante esse período, os peregrinos só podiam participar da celebração das missas e da oração do Rosário, mas mantendo o distanciamento social e sem poder se aproximar muito da Gruta.
Uma das tradições mais populares dos fiéis que visitam o Santuário de Lourdes é de tocar a rocha da Gruta das Aparições e fazer suas orações aos pés da imagem original de Nossa Senhora de Lourdes, que ocupa o mesmo local onde a Virgem Maria foi vista pela jovem Bernadette, mais tarde canonizada como Santa Bernadette.
Veja também as mais lidas do DT
É na Gruta das Aparições que fica também a fonte de água descoberta por Santa Bernadette após a Virgem Maria ter lhe pedido que fosse se lavar e beber.
Uma das tradições mais populares dos milhões de fiéis que visitam o Santuário de Lourdes é de tocar a rocha da Gruta das Aparições e fazer suas orações aos pés da imagem original de Nossa Senhora de Lourdes, que ocupa o mesmo local onde a Virgem Maria foi vista pela jovem Bernadette, mais tarde canonizada como Santa Bernadette.
É na Gruta das Aparições que fica também a fonte de água descoberta por Santa Bernadette após a Virgem Maria ter lhe pedido que fosse se lavar e beber.
O gesto de beber da água dessa fonte é mais uma tradição cumprida por todos os peregrinos que vão ao Santuário de Lourdes.
A água dessa fonte alcançou fama mundial a partir de muitas curas inexplicáveis ocorridas já a partir das aparições, a ponto de transformar o Santuário de Lourdes em sinônimo de local de curas e bênçãos para doentes do mundo todo e suas famílias.
Mais de 70 curas consideradas cientificamente inexplicáveis já foram oficialmente registradas até hoje pelos médicos do mundo todo que assessoram o exigente Escritório Médico do Santuário de Lourdes.
Melhorias permitem relaxamento de medidas
Com a melhoria da situação de saúde pública na França, o Santuário de Lourdes tem condições de ir retomando aos poucos as suas atividades, mas mantendo muitas das medidas de proteção introduzidas desde o início da pandemia.
Isso significa que pata visitar o Santuário de Lourdes os peregrinos continuam tendo de respeitar muitas medidas, como o uso permanente de máscaras de proteção.
Para poder visitar a Gruta das Aparições é necessário ainda que cada visitante desinfete antes as mãos, mesmo que não pretenda tocar na rocha.
O trem noturno Paris-Lourdes está de volta
Outra boa notícia para quem pretende visitar o Santuário de Lourdes é a volta do trem noturno fazendo a ligação Paris-Lourdes.
Desde dezembro de 2021 já é possível ir de Paris a Lourdes aproveitando o trem noturno, que oferece passagens a partir de 19 euros.
As composições saem da estação Paris Austerlitz às 21h14 de segunda a sexta-feira e às 21h51 aos sábados e domingos, chegando na estação localizada no centro de Lourdes sempre às 7h43.