Entre 28 de julho e 03 de agosto acontece a 17ª Corrida da Galinha em São Bento do Una, no Agreste de Pernambuco. O evento já faz parte do calendário turístico de Pernambuco e é considerado um dos mais importantes do Agreste pernambucano. A expectativa é receber cerca de 50 mil pessoas por dia.
A corrida foi inspirada na fama do município como um dos principais produtores de ovos e frangos do Nordeste.
Essa edição traz na sua programação shows, atividades culturais e as bem humoradas competições. Criado em 1993 pelos irmãos Marcos e Marcelo Valença, a Corrida da Galinha mantém suas características, tendo como ponto alto da festa a competição de galos e galinhas.
Veja também as mais lidas do DT
“O evento vem crescendo a cada edição e a disputa atrai diversos competidores que se deslocam para a cidade atraídos pelo clima festivo e descontraído das brincadeiras”, observa Marcos Valença.
A pista em circuito fechado, chamada de Galinhódromo, tem 88 metros de extensão, sendo protegida por um tela e instalada em local amplo para dar mais espaço e segurança.
Além das brincadeiras, o evento promove também diversas atividades culturais e educativas. No Terreiro de Palestras vão ser realizadas oficinas e apresentações de projetos culturais.
Para promover os artistas locais, o Terreiro Cultural vai receber apresentações musicais da terra. O evento também conta com um Polo Gastronômico localizado ao lado do Galinhódromo com praça de alimentação para os visitantes conhecerem as comidas regionais.
“O evento tem uma grande importância para São Bento do Una porque movimenta a economia da cidade e dá visibilidade para nosso grande potencial na avicultura”, afirma Débora Almeida, prefeita de São Bento do Una.
A 17ª edição da Corrida da Galinha, um dos principais eventos do Agreste Pernambucano tem realização da Prefeitura de São Bento do Una, apoio da Empetur, Governo do Estado de Pernambuco e Secretaria de Cultura, produção da Secretaria de Cultura e Esportes de São Bento do Una e Asas da América, conta com patrocínio de Pitú, Granja Almeida, Bom Leite e Casas Almy.
MVB