Das agências com edição do DT
Cidade é ganhadora da categoria Turismo de Estudos e Intercâmbio
São Bernardo foi reconhecida como local de Turismo de Estudos e Intercâmbio, na premiação Top Destinos Turísticos do Estado de São Paulo. A cidade conquistou essa categoria por meio do seu pioneirismo e atuação inovadora no segmento de Turismo Industrial.
O projeto foi organizado pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) e pela associação de profissionais de turismo, Skal Internacional São Paulo.
A cerimônia de premiação acontece no dia 18 de maio, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Ao todo, 39 municípios foram premiados. Das 13 categorias de turismo, três são reconhecidas pela Lei Complementar 1261/15, que estabelece condições e requisitos para a classificação de Municípios de Interesse Turístico (MIT). Como por exemplo: religioso; cultural; ecoturismo; social; de esportes; de pesca; náutico; de aventura; de sol e praia; negócios e eventos; rural; de saúde e de estudos e Intercâmbio.
Veja também as mais lidas do DT
Para a escolha de São Bernardo foi considerada a movimentação turística gerada pelo programa de Turismo Industrial. O projeto incentiva a qualificação, ampliação de conhecimento e de desenvolvimento pessoal e profissional. Lançado em 2013, a ação baseia-se em visitas monitoradas a empresas e indústrias da cidade. Os objetivos são as trocas de experiências sobre as estruturas das unidades, a forma de produzir e as tecnologias empregadas em cada processo produtivo. A iniciativa contempla grupos de estudantes, empresários, estrangeiros, além de atividade inclusiva para deficientes visuais. Atualmente, a capacitação possui média de 320 participantes a cada mês e conta com 14 empresas parceiras: Scania Latin America, Masipack, Zurich Termoplásticos, Basf – Tintas Suvinil, Omnisys, Wheaton Brasil Vidros, Formag´s Gráfica e Editora, Mercedes- -Benz do Brasil, Fundação Espaço Eco, Friozem Logística, Volkswagen do Brasil, Toyota do Brasil, Cervejaria Balmann e Empresa Metropolitana de Água e Energia (Emae) – esta última promovendo visitas à usina hidrelétrica Henry Borden.