São Luís do Maranhão cria “Roteiro Quilombo Cultural”

Continua depois da publicidade

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), começou um trabalho de mapeamento das casas culturais e religiosas da região para criar o ‘Roteiro Quilombo Cultural São Luís’, com o objetivo de exaltar a produção cultural e as raízes africanas presentes na capital maranhense.

O ‘Roteiro Quilombo Cultural São Luís’ foi iniciado em 2021, com o mapeamento e visitação de barracões do Bumba Meu Boi, que são espaços onde acontecem a produção das vestimentas, reuniões e ensaios dos grupos que compõem uma das maiores manifestações culturais do Maranhão.

Inclusive, o Bumba meu Boi possui o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Veja também as mais lidas do DT

Também foram visitadas casas religiosas de matriz africana, que têm muitos adeptos em todo o território maranhense.

Ainda foram mapeadas e visitadas casas de reggae, um dos ritmos mais escutados no Estado; casas de Tambor de Crioula, manifestação que tem o título de Patrimônio Cultural do Brasil, concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); e também sedes dos Blocos Afro, mais uma expressão cultural muito forte em São Luís.

Esse período de visitação e mapeamento durou oito meses, nos quais a Setur estabeleceu contato com a comunidade e, junto a ela, criou a versão piloto do ‘Roteiro Quilombo Cultural São Luís’.

A contribuição do roteiro para a cultura e turismo de São Luís
O Barracão de Bumba Meu Boi faz parte do Roteiro Quilombo Cultural São Luís (Foto: SETUR São Luís)
O Barracão de Bumba Meu Boi faz parte do Roteiro Quilombo Cultural São Luís (Foto: SETUR São Luís)

“Este roteiro tem como objetivo fortalecer ainda mais a cultura ludovicense. Vamos formatar ele e incentivar a comercialização pelas agências de viagem. O objetivo é que seja criado um fluxo intermitente de visitação nesses espaços, dessa forma teremos uma maior movimentação financeira nesses bairros que compõem o Quilombo. Além disso, todos os moradores e visitantes terão a oportunidade de conhecer a cultura incrível que São Luís tem”, destaca Saulo Santos, secretário municipal de Turismo.

Fazem parte da versão piloto do roteiro 10 locais: Mercado Municipal da Liberdade; Terreiro Ylé Ashé Oba Yzôo; Bloco Tradicional Os Indomáveis Show; Bumba Meu Boi da Floresta;
Terreiro Ilé Ashé Ogum Sogbô; Bloco Afro Abiyeyé Maylô; Tambor de Crioula Maracrioula;
Bumba Meu Boi de Leonardo; Produtora Novo Quilombo – Reggae e Bloco Afro Netos de Naná.

Os bairros da Liberdade, Diamante, Fé em Deus e Camboa compõem o maior Quilombo Urbano da América do Sul. A Setur pretende, ainda, diversificar o roteiro com novos locais, dando ainda mais oportunidades para quem faz a cultura da cidade.

O Roteiro Quilombo Cultural São Luís está em fase de finalização e será lançado oficialmente ainda no segundo semestre de 2022.

Para saber mais, acesse o site da Secretaria Municipal de Turismo de São Luís.


EDIÇÃO DO DIÁRIO DO TURISMO com agências

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade