A 45ª edição da Feira Internacional de Turismo (FITUR 2025) começou ontem no complexo Ifema Madrid, na Espanha, e segue até domingo (26). Assim, com o Brasil como país parceiro, o evento destaca as principais atrações nacionais no Pavilhão 3, consolidando sua relevância no cenário global do turismo. Em meio a esse contexto, o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, compartilhou com o DIÁRIO DO TURISMO as perspectivas e estratégias do estado para o setor.
O DIÁRIO participa como midiapartner da FITUR
Primeiramente, questionado sobre as influências econômicas decorrentes do cenário político global, Lucena destacou o impacto imediato na cotação do dólar e as oportunidades que isso pode gerar. “Nós estamos vivendo um momento de redistribuição econômica. Esse reposicionamento, a médio e longo prazo, será positivo para o Brasil e para o turismo”, afirmou. Segundo ele, o país precisa dialogar e se colocar estrategicamente no cenário internacional, aproveitando oportunidades que podem surgir de novas configurações econômicas.
São Paulo e sua forte presença internacional
Em seguida, falou que a participação de São Paulo em feiras internacionais tem sido intensa. “Nós estivemos nas principais feiras no último ano e temos uma agenda robusta para este ano”, disse Lucena. Além de marcar presença na FITUR, o estado planeja road shows para ampliar a promoção de suas atrações e potencialidades. Segundo o secretário, cada edição da feira representa uma oportunidade única para apresentar soluções e destacar o estado como um destino turístico estratégico.
Investimentos no turismo paulista: infraestrutura e capacitação
Entre os projetos prioritários para 2025, Lucena enfatizou a ampliação do crédito e financiamento para iniciativas turísticas. Além disso, ele também destacou o compromisso do governador Tarcísio de Freitas em investir na infraestrutura dos municípios turísticos. “Um exemplo é a Academia do Turismo, que já qualificou 22 mil profissionais e tem a meta de chegar a 100 mil capacitações até 2026.”
Conectando negócios e turismo em São Paulo
Outro destaque é o portfólio com cerca de 60 oportunidades de negócios no setor turístico, que São Paulo promove em eventos internacionais em parceria com o Ministério do Turismo. “Queremos atrair fundos e investidores interessados em projetos estruturados que beneficiem o estado”, explicou o secretário.
Otimismo para o futuro
Por fim, destacoiu que com uma estratégia bem definida e projetos que unem capacitação, investimentos e promoção internacional, Roberto de Lucena se mostra otimista quanto ao impacto das ações no turismo paulista e brasileiro. Ele vê na FITUR 2025 mais uma plataforma para consolidar o protagonismo de São Paulo no turismo global.