A cidade de São Paulo, por meio da SPTuris, acaba de receber em Brasília o prêmio do Índice de Competitividade do Turismo Nacional, promovido pelo Ministério do Turismo.
O estudo, que tem como objetivo gerar indicadores sobre o desenvolvimento do setor do turismo em 65 destinos, possui uma escala de cinco níveis de competitividade (de 0 a 100 pontos), e São Paulo ganhou com o grau máximo, o nível 5 (índice entre 81 a 100 pontos), totalizando 82,5 pontos. Foi a única cidade nesse nível.
Para o secretário municipal para Assuntos de Turismo e presidente da SPTuris, Wilson Poit, que recebeu a premiação, trata-se de um momento memorável para São Paulo. "É a coroação de um trabalho incansável que fazemos diariamente. Ser reconhecido em nível máximo demonstra que nossos esforços estão valendo a pena", afirmou.
Veja também as mais lidas do DT
Ao todo, 13 quesitos foram avaliados: infraestrutura geral, aspectos ambientais, economia local, atrativos turísticos, acesso, aspectos culturais, capacidade empresarial, aspectos sociais, serviços e equipamentos turísticos, políticas públicas, marketing e promoção do destino, cooperação regional e monitoramento.
A cidade de São Paulo ficou em primeiro lugar em seis dimensionamentos.
Sobre o estudo
O estudo do Ministério do Turismo faz um diagnóstico que acompanha a evolução dos destinos com relação à competitividade e com esses resultados, é possível subsidiar ações governamentais para o desenvolvimento da atividade turística nestas localidades.
O estudo utiliza a metodologia de pesquisa sobre competitividade desenvolvida pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com o Ministério do Turismo e o SEBRAE Nacional, e é aplicada desde 2008 nos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional.
Para analisar o relatório na íntegra, acesse: https://www.turismo.gov.br/turismo/o_ministerio/publicacoes/cadernos_publicacoes/01estudos_indutores.html
MVB