(Edição do DT com agências)
A Prefeitura de São Paulo, por meio da SPTuris, criou um roteiro de visitação para quem quer conhecer a história e o acervo do Edifício Matarazzo, sede do gabinete do prefeito, no centro da cidade.
As visitas são realizadas desde o início de novembro deste ano, mas a partir do último sábado (12) o roteiro também inclui o gabinete do prefeito, que reúne objetos e obras de arte, como tela da artista Tomie Ohtake, quadro de Clodomiro Amazonas e painel de Paulo Pasta.
Veja também as mais lidas do DT
O prédio foi projetado por Severo e Vilares, com revisão do arquiteto italiano Marcello Piacentini, e inaugurado no final da década de 1930, como sede de uma das indústrias do empresário Francisco Matarazzo Júnior. Em 1974, foi vendido para o Banco do Estado de São Paulo e apelidado de “Banespinha”. Desde 2004, o edifício abriga o gabinete do prefeito e de oito secretarias municipais.
Um dos destaques da visita é o mosaico do artista e designer italiano Giulio Rosso, encomendado pelo Conde Francisco Matarazzo Jr. na década de 30. O trabalho, que faz uma representação do território brasileiro, veio da Itália em 1946.
Outra atração do roteiro é o jardim, projetado originalmente para receber desfiles de moda das Indústrias Matarazzo. Hoje o espaço leva o nome de Walter Galera, zelador do prédio que cultivou 400 espécies de plantas e cuidou do local até sua morte, em 1995.
Serviço:
Visitação ao Ed. Matarazzo durante Jornada do Patrimônio
Sábado (12) e domingo (13)
Horários: 10h, 11h, 12h, 13h, 14h, 15h e 16h, com visita ao gabinete.
Distribuição de dez senhas 30 minutos antes de cada horário no local.
Visitação aos sábados
Sábado (19) e, a partir de janeiro, todos os sábados
Horários: 15h, 17h e 19h, com visita ao gabinete.
Inscrições: visitaedificiomatarazzo@spturis.com – até às 14h do dia anterior
Visitações durante a semana
Roteiro – hall monumental e jardim
Segunda a sexta-feira
Horário: 15h, 17h e 19h
Inscrições: visitaedificiomatarazzo@spturis.com – até às 14h do dia anterior