Nesta entrevista exclusiva, o Secretário de Turismo de São Luís, Saulo Santos, faz um balanço das principais conquistas de 2024 e compartilha planos ambiciosos para o futuro do setor. Entre os destaques estão o reconhecimento internacional da cidade como um dos destinos mais procurados da América Latina e a ampliação de programas de capacitação profissional, como o curso técnico gratuito de guia nacional oferecido em parceria com o SENAC. Além disso, a cidade registrou a maior taxa de ocupação hoteleira da sua história, evidenciando o impacto positivo das políticas de fomento ao turismo.
Outro ponto central abordado por Saulo foi a implementação do projeto de Destino Turístico Inteligente (DTI), que promete integrar inovação, sustentabilidade e tecnologia ao planejamento turístico. Santos também reforçou o papel da comunidade local em iniciativas como o projeto “Quintais Criativos”, que fortalece a gastronomia e promove experiências autênticas. Com eventos culturais de grande porte, como o São João e o Aniversário da Cidade, a capital maranhense segue fortalecendo sua imagem no cenário nacional e internacional, aliando tradição e modernidade com foco no desenvolvimento sustentável.
DIÁRIO: Como o senhor avalia o desempenho do setor turístico de São Luís em 2024? Quais foram os principais marcos alcançados?
SAULO SANTOS: 2024 foi um ano de diversas conquistas para o turismo de São Luís. Estivemos em diversos rankings nacionais e internacionais como um dos 10 ou 5 destinos mais procurados do Brasil e da América Latina. A taxa média de ocupação ao longo de 2024 foi a maior já registrada na história de São Luís. Além disso, lançamos em parceria com o SENAC o curso técnico de guia nacional para 15 pessoas, totalmente gratuito.
DIÁRIO – Quais projetos e ações foram concluídos pela Secretaria de Turismo em 2024?
As ações concluídas em 2024 da Setur São Luís foram os marcos legais do DTI que agora estão sendo transformados em um plano local para fazer com que São Luís seja um Destino Turístico Inteligente.
DIÁRIO – Quais foram os principais desafios enfrentados em 2024 e como foram superados?
Os desafios foram implementar ações com foco na sustentabilidade, pois, este é um processo que demanda tempo, conhecimento, recurso, e que precisam ser realizados, pois, o mundo tem exigido do turismo, novas concepções com base nos princípios da sustentabilidade, em todos os viés.
DIÁRIO – Quais são os planos e metas da Secretaria para o turismo em 2025?
O objetivo da gestão Eduardo Braide para o turismo de São Luís é implementar os pilares do DTI, fazendo com que São Luís avance dentro de um conceito inovador, criativo, sustentável, tecnológico, atuando em diversas frentes como promoção, qualificação, roteirização, pesquisa, entre outros. Portanto, estaremos atuando fortemente nestes aspectos.
DIÁRIO – Como a Secretaria tem envolvido a comunidade local nas iniciativas turísticas?
Em praticamente todas as ações a comunidade local e o trade turístico estão atuando conosco, pois, entendemos que é fundamental tê-los no processo de criação até a finalização, para que possam compreender e participar ativamente de todos os processos. Como exemplo, cito o projeto Quintais Criativos que envolve homens e mulheres, que atuam no setor da gastronomia maranhense, e que estão participando de todas as reuniões, encontros, e construção do planejamento.
DIÁRIO – De que forma a Secretaria tem trabalhado para tornar São Luís um Destino Turístico Inteligente?
Conforme comentado anteriormente, o DTI faz parte do plano de governo do prefeito Eduardo Braide, e, portanto, estamos no processo de elaboração do plano de transformação com apoio do MTUR, BID e SEBRAE, para que São Luís seja um DTI.
DIÁRIO – Quais eventos ou festivais tiveram maior destaque em 2024 e qual foi seu impacto no turismo local?
Podemos citar 3: o carnaval, o São João e o Aniversário da Cidade, todos estes produzidos pela Prefeitura de São Luís, atraíram milhares de turistas que movimentaram a economia local, ocuparam os hotéis, consumiram em bares e restaurantes, gerando emprego e renda a população local.
DIÁRIO – Como a Secretaria tem promovido a sustentabilidade no desenvolvimento turístico de São Luís?
A sustentabilidade tem sido um dos novos pilares de ação da Setur São Luís, e temos buscado junto ao setor privado projetos que possam impactar no processo de educação ambiental, orientando a população local e trade turístico a entenderem que a sustentabilidade ambiental deve estar em todas as ações que se execute.
DIÁRIO – Qual mensagem o senhor gostaria de deixar para os profissionais do setor turístico e para os turistas que visitam São Luis?
O turismo é transformação, inovação e paixão, portanto, façamos com amor e dedicação o nosso trabalho, pois, com qualidade e ética, os resultados positivos aparecem. E aos que desejam conhecer São Luís, convido-os/as a visitarem uma das capitais brasileiras mais encantadoras e multiculturais do Brasil, e uma ilha repleta de natureza, praia e sol.