Novo roteiro turístico unirá polos São Luís e Floresta dos Guarás

Continua depois da publicidade

Os polos de São Luís e Floresta dos Guarás assinaram um Termo de Cooperação Técnica para criar um novo roteiro turístico que unirá os municípios

Os visitantes que chegarem ao Maranhão terão um novo roteiro turístico para aproveitar. Isso porque os 15 municípios que compõem os polos turísticos São Luís e Floresta dos Guarás se uniram e assinaram, nesta segunda-feira (21), um Termo de Cooperação Técnica.

Isso possibilitará a criação de uma nova rota de turismo que contemplará os atrativos das cidades que compõem os dois destinos.

Veja também as mais lidas do DT

Representantes dos municípios se unem para criar novo roteiro turístico

Além disso, na ocasião, o prefeito Eduardo Braide recebeu os representantes dos municípios para a solenidade de assinatura do documento. O encontro ocorreu na sede da Prefeitura de São Luís.

Inclusive, integram o Polo São Luís, além da capital, Alcântara, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.

Já os municípios de Bequimão, Cedral, Guimarães, Central do Maranhão, Porto Rico, Mirinzal, Cururupu, Serrano do Maranhão, Bacuri e Apicum-Açu integram o Polo Floresta dos Guarás.

“Com a assinatura do Termo de Cooperação Técnica damos um paço importante para expandir o turismo tanto no polo São Luís, quanto na Floresta dos Guarás. São 15 municípios do Maranhão elaborando um novo roteiro turístico que vai contemplar uma área importante do nosso Estado. Com isso, o turista que vier para São Luís terá oportunidade de explorar os outros municípios, fortalecendo esta cadeia tão importante para a economia do Maranhão, que é o turismo”, disse o prefeito Eduardo Braide.

Novo roteiro turístico: O prefeito Eduardo Braide assinou o Termo de Cooperação Técnica
O prefeito Eduardo Braide assinou o Termo de Cooperação Técnica (Foto: Divulgação SETUR São Luís)
Empresas privadas também participam

Além da participação das Prefeituras, empresas privadas também fazem parte da iniciativa. Como a Gekos Turismo, a Delta Lençóis Kite Trip e a Associação de Vela e Esportes Náuticos do Maranhão.

“A parceria da iniciativa privada com o setor público é uma forma de incentivar o turismo em uma região que precisa ser descoberta pelo país e pelo mundo. Com este documento, saímos na frente e vamos avançar com compromisso e empenho para que este projeto dê certo, gerando emprego e renda. O turismo é uma mola propulsora e quando o público e o privado se unem as coisas têm tudo para dar certo”, destacou o diretor Gekos Turismo, Adriano de Araújo Brito.

1 ano para criar o novo roteiro turístico

A partir da assinatura do documento, os 15 municípios e as entidades privadas terão um ano para elaborar e implementar o novo roteiro turístico.

No plano de trabalho consta capacitação, vídeo promocional, famtour, press trip, flyer promocional, entre outros que ajudarão a consolidar o roteiro.

“Os polos São Luís e Floresta dos Guarás vão trabalhar juntos para potencializar o turismo nestes destinos. O prefeito Eduardo Braide acredita no trabalho voltado para o turismo e delibera para que a Setur se integre a outros municípios e consiga alavancar o turismo em nosso estado. Com o Termo de Cooperação Técnica vamos trabalhar de forma conjunta para fazer uma rota elaborando, formatando e estruturando os 15 municípios para receber bem o turista”, observou o secretário municipal de Turismo de São Luís, Saulo Santos.

Novo roteiro turístico: Saulo Santos, secretário municipal de Turismo de São Luís, falou durante o encontro
Saulo Santos, secretário municipal de Turismo de São Luís, falou durante o encontro (Foto: Divulgação SETUR São Luís)
“Ligação histórica e cultural”

Para o secretário municipal de Turismo de Guimarães e presidente da Instância de Governança do Polo Floresta dos Guarás, Antonio Marcos Gomes, o documento consolida a boa relação entre os municípios de ambos os polos turísticos.

“Os nossos municípios têm uma ligação histórica e cultural e este acordo formaliza esta relação de irmandade entre os polos, já que existe uma circulação muito grande de pessoas entre as regiões. Para nós, esta troca vai nos enriquecer, porque São Luís está bem avançada no que se refere ao turismo e só temos a ganhar com esta iniciativa”, frisou o gestor.

Conheça os atrativos de São Luís

O novo roteiro turístico contemplará o turista que decidir visitar o Maranhão, tendo como opção conhecer as belezas e atrativos dos polos São Luís e Floresta dos Guarás. Então, a ideia é que o visitante faça uma imersão por São Luís para conhecer a história da capital. Inclusive, ela propicia uma verdadeira viagem no tempo.

Isso é possível por meio dos 4 mil casarões, distribuídos por mais de 220 hectares, e que são tombados como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco desde 1997. Além da arquitetura, a cidade oferece outros atrativos como gastronomia, passeios por praias e museus, entre outras opções.

Além disso, estando em São Luís, o visitante pode ainda estender a viagem pelas cidades de Raposa, que tem como destaque as belezas naturais e também as rendas de bilros. Há também São José de Ribamar, cidade santuário onde se festeja o santo padroeiro do Maranhão. Ainda, há Paço do Lumiar e Alcântara, esta última, cidade monumento localizada na Amazônia Legal, cercada por praias e ilhas desertas.

Saiba mais sobre o Polo da Floresta dos Guarás

Já o Polo da Floresta dos Guarás localiza-se no litoral ocidental do Maranhão, na parte amazônica do estado. Ele tem como destaque as belezas naturais que reúnem baías e estuários com rios que deságuam nos manguezais, praias desertas e ilhas. Além disso, possui uma fauna abundante e diversa.

Inclusive, entre os maiores atrativos turísticos deste polo está a Ilha dos Lençóis, em Cururupu, cenário para a lenda do Touro Encantado. Segundo a crença popular, o touro é o rei de Portugal, Dom Sebastião. Na lenda, ele desapareceu na luta contra os mouros e vive na ilha na forma de um touro encantado.

Ainda, as praias de Caçacueira, São Lucas e Mangunça, o banco de corais Parcel de Manuel Luís, são atrativos deste munícipios. Assim como estaleiros, pássaros como guarás, garças, colhereiros e marrecos.

Além disso, o novo roteiro, que tem tudo para conquistar os visitantes, será um atrativo a mais para quem deseja conhecer as belezas naturais e culturais do Maranhão, a partir de sua capital. A perspectiva é de que a rota esteja totalmente consolidada em 2024.

Veja as demais autoridades presentes

Também participaram da solenidade, a vice-prefeita Esmênia Miranda; os secretários municipais de São Luís Igor Almeida (Secom) e Marco Duailibe (Secult); os prefeitos de Cedral, Fernando Cuba e de Apicum-Açu, Zequinha Ribeiro.

Assim como: o secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Paço do Lumiar, Benedito Amado Filho; secretário de Turismo de Raposa, Sebastião Duarte; secretário de Cultura e Turismo de Alcântara, Jedson Coelho; secretário de Cultura e Turismo de São José de Ribamar, André Cruz; secretário de Turismo de Apicum-Açu, Fernando Gonçalves; secretária de Turismo e Pesca de Serrano do Maranhão, Tamires da Silva.

Ainda: o secretário de Meio Ambiente e Turismo de Mirinzal, Dennis da Conceição; secretário de Cultura e Turismo de Bequimão, Sérgio Pereira; secretário de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Turismo de Cururupu, Ademilton Ramos; secretário de Educação, Esporte, Cultura e Turismo de Bacuri, Rosinaldo Campelo; secretário de Cultura e Turismo de Central do Maranhão, Adenilson Reis; secretário de Cultura e Turismo de Cedral, Josenilson Melo; além de outras autoridades.

Para saber mais, acesse o site oficial.


EDIÇÃO DO DT (CF) com agências.

Publicidade

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade