A Schultz Operadora, de Curitiba, acaba de assinar o Código Mundial de Ética do Turismo, da Organização Mundial do Turismo (OMT). A assinatura foi feita pelo presidente do grupo, Aroldo Schultz, no último fim de semana, em Madri, na Espanha, durante a Fitur 2017, uma das principais feiras do mundo no setor, que se encerrou no domingo (22).
A assinatura foi comandada pela United Nations Tourism World Organization (UNWTO) – agência da Organização das Nações Unidas para a promoção do turismo sustentável e universalmente acessível – no estande da Europamundo Vacaciones, parceira do Grupo Schultz.
Código de Ética
O Código de Ética da OMT foi criado em 1999 pela Assembleia Geral da OMT com o objetivo de promover um conjunto de princípios éticos ligados à sustentabilidade e ao desenvolvimento de práticas responsáveis de turismo. Inclui a luta contra a exploração de pessoas e do meio ambiente, a acessibilidade e o respeito às comunidades locais inseridas nos destinos turísticos e aos direitos dos trabalhadores. O código é direcionado a governos, operadores de turismo, comunidades e turistas.
Veja também as mais lidas do DT
De acordo com Aroldo Schultz, a assinatura do Código de Ética mostra a preocupação com as práticas de turismo que respeitem o ser humano e a sustentabilidade. “O nosso objetivo como empreendedores do turismo é contribuir com o fomento de práticas para a preservação do meio ambiente e maximizar o impacto do turismo no âmbito do desenvolvimento cultural, social e econômico”.
O ano de 2017 foi declarado pela Organização das Nações Unidas como o Ano Internacional do Turismo Sustentável, reconhecendo a importância do turismo na contribuição aos três pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental.