Em 2025, diversos municípios do Rio de Janeiro receberão uma série de eventos de médio e grande porte. Nesse contexto, o estado abriga 11 mil pequenas empresas relacionadas ao setor de eventos, com a capital concentrando 48,72% desses empreendimentos. Outros municípios que se destacam são São Gonçalo (4,49%), Niterói (4,18%), Nova Iguaçu (3,90%) e Duque de Caxias (3,79%). Para dar suporte aos empreendedores, o Sebrae Rio disponibilizou um material gratuito que explora as oportunidades que esse setor pode oferecer.
“O ano de 2025 tem uma rica e diversificada agenda de eventos já previstas no calendário oficial da cidade. São congressos, feiras, shows e festivais de diferentes segmentos, tamanhos e para públicos diversos. Por isso, o empreendedor precisa estar munido de informações que possam agregar ao seu negócio. Segundo a Visit in Rio, a capital do estado teve um crescimento de 15% no número de eventos por dia no ano passado. Isso reforça a importância do setor na economia”, comenta Raquel Abrantes, gerente de Mercado do Sebrae Rio.
Melhorias no planejamento
Para um melhor planejamento, o empreendedor precisa identificar nichos de mercado, oferecer pacotes de serviços, experiências personalizadas, promoções e ofertas especiais, promover parcerias estratégicas, participar de feiras e exposições e investir em marketing digital e redes sociais.
“Os eventos oferecem muitas oportunidades, mas é essencial que os empreendedores planejem e dimensionem adequadamente os custos e insumos associados a demandas sazonais que são oferecidas pelo mercado. É importante ajustar a precificação para cobrir os custos de participação em diversas negociações e desenvolver uma estratégia para reter os novos clientes captados durante os eventos”, conclui Raquel.