Secretaria da Saúde distribuirá dois milhões de preservativos em São Paulo neste Carnaval

Continua depois da publicidade

De acordo com dados do Ministério da Saúde, 80% dos infectados pelo vírus HIV em 2017 são homens

Edição do DIÁRIO

Dois milhões de preservativos serão distribuídos durante o carnaval na capital paulista. A iniciativa faz parte da campanha “Camisinha na Folia”, que tem como objetivo a conscientização da população sobre a prevenção ao HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis, as IST. A campanha começou no início de fevereiro, durante os ensaios para os desfiles das escolas de samba.

As camisinhas também serão disponibilizadas, gratuitamente, nos blocos de carnaval, nas estações de metrô e terminais rodoviários, além de todas as Unidades Básicas de Saúde da capital. O infectologista Werciley Júnior explica que a camisinha continua sendo o principal meio de proteção contra as infecções sexualmente transmissíveis. “O uso da camisinha é a forma mais fácil e eficaz de se prevenir, pois é a forma que evita o contato da mucosa das pessoas. Então, a camisinha ainda é o meio mais eficaz para evitar a transmissão do vírus (HIV).”

De acordo com o Ministério da Saúde, 73% dos novos casos de HIV no Brasil são registrados entre os homens. Desses, um quinto são jovens com idade entre 15 e 24 anos. Na capital paulista, de acordo com a Secretaria de Saúde estadual, foram registrados 5.377 novos casos de infecção pelo HIV em 2017, 80% deles, em homens. A coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, Cristina Abbate, reforça que, apesar de os números de casos terem caído, nunca é demais alertar aos foliões sobre os riscos de exposição ao vírus HIV.

Veja também as mais lidas do DT

Redução de contaminação

“Nós tivemos uma redução em 2017, em relação à 2016, tanto do HIV quanto da aids. Do HIV, nós tivemos redução de quase 3%, e da aids em torno de 9,2%, o que evidentemente é um dado bastante positivo, mas que não nos tranquiliza, porque nós temos tido novas infecções em alguns grupos sociais, principalmente jovens. Então, apesar do declínio, nós sabemos que é importante que a gente intensifique junto à população o acesso aos insumos de prevenção. O uso da camisinha é fundamental. Hoje, este é um insumo que está disponível em vários lugares aqui na capital de São Paulo. Na hora da folia, isso deve ser ainda mais lembrado.”

Em caso de dúvidas, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima. E neste carnaval, não se esqueça: escolha se proteger e curta a folia com segurança. O importante é não se descuidar. Pare, pense e use camisinha. Conheça todas as formas de prevenção em aids.gov.br. Ministério da Saúde. Governo Federal. Pátria Amada Brasil

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade