Cursos voltados ao turismo já qualificaram mais de 146 moradores de comunidades
Edição do DT com agências
A Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur-PA) por meio do Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQTur), conclui nesta sexta-feira (20), o curso Manipulação de Alimentos nos municípios de Soure e Salvaterra, no polo turístico do Marajó. As aulas estão sendo ministradas no Soure, das 8h às 12h no auditório do CRAS local, e em Salvaterra, das 14h às 20h na Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará.
O principal objetivo do curso é garantir a qualidade dos alimentos passando por todos os processos, desde a preparação, embalagem, armazenamento, transporte, distribuição e exposição para venda e consumo. A Setur espera com a ação, fomentar a troca de experiências entre visitantes e residentes, a qualificação dos locais e gerar oportunidades para as comunidades tradicionais, quilombolas e população que vive dentro e ao redor das Unidades de Conservação do Marajó.
Qualificação profissional em hospitalidade turística
O Projeto Qualificação Profissional em Hospitalidade Turística é integrado ao Trilhas e Caminhadas, sendo dividido em duas etapas: sensibilização com ciclo de palestras com os temas Turismo de Base Comunitária, Meios de Hospedagem, Produção Associada ao Turismo, Plenejamento Comunitário e Ética e Bem Receber. A segunda etapa tem foco na qualificação e começou com o curso de panificação ministrado em novembro último, seguindo com o curso de camareira em março deste ano. O PEQTur qualificou 142 pessoas entre 2015 e 2016 nos municípios de Ponta de Pedras, Portel, Salvaterra e Soure e Polo Marajó.
A Setur conta com a parceria do Serviço de Aprendizagem Rural (Senar), da secretarias municipais de Turismo de Soure e Salvaterra, CRAS de Soure, Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará em Salvaterra.