O lançamento aconteceu no Horto Florestal, parque da zona norte de São Paulo, e contou com a presença de autoridades. Vinícius Lummertz, Secretário de Estado de Turismo e Viagens de São Paulo, falou ao DIÁRIO. Confira!
Por Caroline Stephanie Valença Figueiredo – Repórter do DT
Na manhã desta quarta-feira (15), a Secretaria de Turismo e Viagens e a Secretaria de Infraestrutura do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, junto ao Visite São Paulo e à Associação Brasileira de Empresas Aéreas (ABEAR) lançaram a marca “Parques Naturais do Estado de São Paulo”. O lançamento aconteceu em uma coletiva de imprensa no Palacete do Horto Florestal, localizado em um dos parques mais conhecidos da zona norte de São Paulo e que é a primeira unidade de conservação do estado, além de estar ao lado da maior floresta natural do mundo, que é a Mata Atlântica. O DIÁRIO participou.
Estiveram presentes Vinícius Lummertz, Secretário de Estado de Turismo de São Paulo; Roberto Ribeiro Capobianco, CEO do Grupo Construcap; Raul Sulzbacher, presidente do Conselho do São Paulo Convention & Visitors Bureau; Fernando Chucre, Secretário de Estado da Infraestrutura do Meio Ambiente; Marcos Penido, Secretário de Estado do Governo.
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O lançamento do selo “Parques Naturais do Estado de São Paulo” tem o objetivo de integrar os parques do estado e dar maior visibilidade a eles, divulgando-os a partir da promoção da marca e atraindo turistas para os 52 parques existentes no território paulista.
Confira as principais falas:
Roberto Ribeiro Capobianco, CEO do Grupo Construcap:
“Estou muito contente de estar aqui. É uma iniciativa do Estado fantástica para nós, que tem o objetivo de fazer com que esse trabalho de concessão seja mais enaltecido e melhor integrado com as atividades do conjunto, e transformar os parques em unidade de conservação e em unidades de turismo, também. É o que eu sempre falo: a gente precisa ver a natureza para sentir no coração. O que o olho não vê, o coração não sente, então no caso do Turismo é a mesma coisa. Temos muitos parques para conquistar e para integrar. Vamos em frente. ”
Reiniciando os trabalhos
Vicente Rosolia, Secretário Adjunto da Secretaria Executiva de Turismo
“ Hoje estamos reiniciando esse lindo trabalho que é o Turismo, não só no Brasil ou em São Paulo, mas no mundo todo. Enfim, é o maior mestre da nossa economia. Sem o Turismo, não somos nada. Já tive a oportunidade de trabalhar fora do Brasil e a gente percebe que quando você chega no aeroporto, você encontra todos os formulários, orientando o turista onde ele deve ir e nos hotéis. A Secretaria está iniciando os trabalhos e esperamos colaborar junto com vocês. O prefeito Ricardo Nunes nos deu uma oportunidade muito grande para nós começarmos uma nova atividade. É óbvio que nós precisamos de todos. Somos como uma orquestra: cada um no seu papel. Ponho a minha secretaria à disposição de vocês”
Fernando Chucre, Secretário da Infraestrutura e Meio Ambiente
“Nós temos 52 parques no Estado de São Paulo que são abertos à visitação, com diversas atrações. Estamos falando de trilhas, cachoeiras, cavernas, montanhas e atividades diversas que podem e deveriam ser mais exploradas pela população do Estado de São Paulo e também do Brasil de maneira geral. Isso é uma visão lá de Secretaria de Turismo, muito importante, da oportunidade que nós temos de dar visibilidade para esse patrimônio turístico e ecológico que nós temos aqui no Estado de São Paulo. É uma oportunidade única que visa exatamente isso: dar visibilidade e usar todo o potencial que São Paulo já tem, principalmente no turismo de negócios, e aproveitar também esse público para esse turismo vinculado à essas unidades de conservação. ”
Vinícius Lummertz, Secretário de Estado de Turismo e Viagens de São Paulo
“Estou muito feliz de participar de algo que a gente sabe que dará certo.” A base do turismo norte-americano são os parques naturais norte-americanos, por oferecerem o melhor custo-benefício de turismo e é um turismo acessível. São mais de 17 milhões de visitantes e serão muito mais. Temos que criar hábitos que vão além dos shoppings-Center. Um dos objetivos da marca é mudar a reputação de São Paulo, que é vista como “cidade de cimento e concreto do empresário empreendedor. “Mas não é só isso: São Paulo tem 30% de cobertura vegetal de Mata Altântica, e quando as pessoas sabem disso, ficam surpresas, porque a imagem de São Paulo está muito identificada com prédios, cidade, e ás vezes com produção agrícola, mas não com natureza. Então queremos criar a identidade de parques naturais para o Estado e divulgar a multiplicidade de atrativos que temos”.
Fato público e pertencimento
Em entrevista exclusiva ao DIÁRIO, Vinícius falou sobre o “sequestro” ou compensação de carbono e se é uma das iniciativas da criação da marca: “Sim, vai ajudar, porque nós vamos criar o fato público. A criação da marca “Parques Naturais de São Paulo” vai agregar percepção, pertencimento, união dos parques concessionados, como esse, então os empresários vão investir, vão fazer crescer”, prognosticou. Segundo ele é necessário união nas ações políticas e empresariais. “Nós temos 17 milhões de visitantes em parques naturais de São Paulo, quer sejam urbanos ou parques naturais mais distantes e próximos às reservas ambientais. Mas quando se fala em 17 milhões de visitantes e se pode duplicar e triplicar, é porque é a capacidade de carga. São 52 parques e investimentos que ocorrerão para atender bem as pessoas”, quantificou.
Fundos internacionais
Segundo Lummertz, existe um fato que não está sendo percebido, e ao transformá-lo em fato percebido, valorizam-se as estratégias. “Penso que o sequestro de carbono vem direto em seguida, porque há uma política agressiva, no bom sentido, inclusive de desapropriação. Existem fundos internacionais que poderão nos ajudar a solucionar o problema de desapropriações que não foram pagas em alguns parques Brasil afora, então esses mecanismos todos vão ser mobilizados, ou seja, nós vamos olhar para São Paulo de uma forma diferente, nós vamos nos ver diferente, como pessoas que conservam e cuidam do meio ambiente e que vão educar novas gerações não só em shopping, mas também aqui. Mas para isso, é preciso ter esse investimento das concessões, divulgação, ou seja, é uma nova forma não mais acidental ou incidental, mas proposital de posicionar a favor da natureza”, contemporizou Vinícius.
Fábio Zelenski, diretor de Marketing do Visite São Paulo, conduziu o evento.
Outras autoridades também estiveram presentes. Confira:
Ao final, foi apresentado o vídeo oficial da campanha.
Para saber mais, acesse o site da SETUR-SP.