Grupo Costa cria departamento de descarbonização e visa emissão zero

Continua depois da publicidade

O Grupo Costa anunciou nesta quarta-feira (15) a criação de um departamento dedicado à descarbonização na unidade Carnival Maritime, com sede em Hamburgo, na Alemanha.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


Em nota enviada ao DIÁRIO, a empresa marítima informa que o departamento recém-criado, que reúne a expertise científica e técnica do Grupo em um mesmo local, será responsável por desenvolver e implementar a estratégia para atingir as ambições de descarbonização das frotas Costa e AIDA até 2050. O trabalho será focado em pesquisa e desenvolvimento, no gerenciamento de energia e na análise de dados para o fomento de roteiros com emissão zero.
Como prioridade, o novo departamento trará soluções que otimizem ainda mais o desempenho ambiental da frota existente, trabalhando em sinergia com os Departamentos de Sustentabilidade das marcas Costa e AIDA. Especificamente, a unidade estudará e testará novas tecnologias, como baterias, células a combustível, energias solar e eólica, para acelerar sua disponibilidade.

Veja também as mais lidas do DT

Atualmente, novos sistemas de limpeza de gases de escape de última geração estão sendo desenvolvidos com parceiros para permitir níveis mais baixos de emissão. A evolução na aplicação de combustíveis alternativos em larga escala, incluindo biocombustíveis (biogás liquefeito e biodiesel), metanol, amônia e hidrogênio, possibilitará que os navios sejam flexíveis no uso de energia de baixo carbono. Soluções estão sendo projetadas para atender tanto os requisitos dos navios recém-construídos como da atual frota em capacidade de armazenamento e de utilização de combustíveis de nova geração.
“Enfrentar as mudanças climáticas requer um grande esforço e comprometimento, e acreditamos que a criação do departamento de descarbonização é um ativo fundamental para acelerar o desenvolvimento de novos conceitos que podem nos levar a alcançar operações neutras em carbono até 2050”, disse Michael Thamm, CEO do Grupo Costa e Carnival Asia.

“Para superar esse desafio, pretendemos promover colaborações e parcerias com outros players da cadeia de valor e assim manter o nosso papel pioneiro na indústria de cruzeiros. Também continuaremos a trabalhar em estreita cooperação com os governos para garantir que a Europa possa conduzir o caminho para um cruzeiro sustentável”, acrescenta.

Ao longo dos anos, o Grupo Costa lidera a inovação sustentável para a indústria de cruzeiros, introduzindo novas tecnologias avançadas a bordo de seus navios. Como exemplo, a empresa foi a primeira a introduzir a propulsão a GNL — a tecnologia de combustível mais avançada disponível para reduzir as emissões — com quatro navios já em operação na frota do Grupo Costa. Além disso, a maioria dos navios da frota está equipada com recursos de energia em terra para emissão zero nos portos onde essa tecnologia já está disponível.
Atualmente, o Grupo Costa está pronto para instalar o maior sistema de armazenamento de baterias de íons de lítio no navio de cruzeiro AIDAprima. Além disso, células de combustível movidas a hidrogênio derivado do metanol estão sendo instaladas no AIDAnova para os primeiros testes neste verão europeu. Com a Ecospray, empresa italiana da qual o Grupo Costa é acionista, a Costa também atua em projetos experimentais de captura de carbono.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade