RETRÔ 2018 – Publicado dia 28 de agosto
Em entrevista exclusiva ao DIÁRIO, na sede da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, em Salvador, o secretário José Alves fala sobre os vários investimentos que o seu governo fez recentemente em prol do turismo e da infraestrutura no Estado.
Por Paulo Atzingen*
Na entrevista, o secretário apresentou à reportagem o relatório final dos Estudos de Viabilidade Técnica e Econômica do Complexo de Convenções do Estado da Bahia, o Conceb, que tem data de entrega definida: de 12 a 18 meses após a aprovação do Edital. Mas, sem perder a espontaneidade de todo baiano, Alves fala das bênçãos que sua terra tem e teve: “Estamos com dois projetos interessantíssimos, que estavam sem recursos, mas através de verba complementar, foram atendidos. Um é o “Descobre a Bahia”, uma ação para que os baianos descubram a sua terra, e o outro é “O Bahia É Um Cenário de Novela” que retrata as bênçãos que a Bahia tem, já que aqui foi palco de cinco novelas e inúmeras minisséries”, adiantou. Abaixo, os principais trechos da entrevista, concedida ao jornalista Paulo Atzingen, editor do DT.
Veja também as mais lidas do DT
Estados competitivos
É certo que os estados do Ceará e Pernambuco, são os que mais concorrem com a Bahia. No entanto, é preciso deixar claro um ponto que é a proporcionalidade. Quando Salvador está com 50% de ocupação já lotou, proporcionalmente, Fortaleza e Recife. A quantidade de leitos nosso é o dobro da deles. O esforço nosso é às vezes maior para efetivar mais ocupação, mais divulgação. Somos 13 zonas turísticas. Em 2017 eu estava com a Bahia lotada, toda a ocupação nossa, exceto Salvador, beirou os 100% nos pólos turísticos. Ilhéus, Praia do Forte, Chapada Diamantina, Morro de São Paulo, Porto Seguro, Prado, e até zonas tidas como corporativas, como Teixeira de Freitas. Sabe Por quê esses resultados? Planejamento de um calendário exequível. Assim é possível.
Além disso, é preciso dizer que conseguimos uma autorização do governador e hoje nós temos o marketing found, um programa agressivo de promoção do estado.
Obras de Estrada e Terreiros de Umbanda
Fizemos, nesses quatro anos de governo, cinco mil quilômetros de estradas (as BAs) reformadas e recapeadas e em fase de conclusão até o fim do ano. Estamos também fazendo capacitação, com profissionais dos bares, dos hotéis, dos restaurantes e aproximadamente 4 mil pessoas foram capacitadas. Chegamos também aos terreiros de umbanda e de candomblé, conscientizando-os de que eles precisam se integrar aos segmentos de turismo, criando roteiros e atrativos para o visitante.
Negociação com companhas aéreas.
Pedimos para as companhias aéreas voos internos, para poder ligar os municípios com outros destinos nacionais e temos avançado. Fizemos várias propagandas de bordo em várias companhias aéreas e os novos voos entrantes que são a Copa Airlines, Air Europa, a Cabo Verde Airlines, a própria Latam, que voltou a operar daqui para Miami, a Avianca que começou operar para Bogotá e a Gol, no período de alta estação, para Montevidéu. Na hora que colocam esses voos há um compromisso nosso de fundo de marketing de investir lá na origem com a Marca Bahia, com as companhias junto conosco. Temos caminhado junto com elas.
Suplementação
A dotação orçamentária da secretaria equivale a 1% do orçamento do estado. O governador alinhou as ações das secretarias. E tudo ficou centralizado. No entanto, temos um orçamento para promoção e marketing e às vezes para esse orçamento ser suplementado é preciso que o projeto seja muito legal. Isto acontecendo, o dinheiro vem para a gente e realizamos a ação. Em projetos muito abertos e de vanguarda há a possibilidade de liberação com essa suplementação. Um exemplo é a feira de São Joaquim, que já foi cantada em prosa e verso, inclusive por Jorge Amado. O governador foi e liberou os recursos.
Estamos com dois projetos interessantíssimos que estavam sem recursos, mas através de complementação foram atendidos. Um é o Descobre a Bahia. Este projeto é uma ação para que os baianos descubram mais a Bahia e o outro é O Bahia é Um Cenário de Novela. A Bahia já foi palco de cinco novelas, e várias minisséries. Vamos pegar os personagens dessas novelas, atores que se caracterizarão com personagens e participarão das feiras, a primeira é a ABAV, impulsionando a imagem da Bahia. Essa ação também é com verba suplementar.
Bahia de Todos os Santos
O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o governo do Estado vão investir US$ 84,7 milhões na Bahia de Todos os Santos, sendo 30% do Estado e 70% do BID. São 22 intervenções programadas para toda a Bahia de Todos os Santos. Atracadouros, piers, marinas. E isso não é sonho não, é uma coisa que está se concretizando. Tenho metas com os bancos de publicar os editais até dia 15 de setembro de todas as obras físicas. Essas obras físicas têm que ser iniciadas até dezembro. Atingimos a meta financeira do banco e tivemos que atender as especificações exigidas pelo banco, uma espécie de Iso 9001. Só na marina urbana serão investidos 8 milhões de dólares; lá teremos 150 vagas molhadas e 60 vagas secas como vemos em Miami.
Complexo de Convenções
Conseguimos um investidor, a Reag, uma empresa que trabalha com emissão de valores imobiliários no mercado de capitais ou no mercado privado. A missão era conseguir um investir que quisesse não só investir, mas que fizesse a gestão desse empreendimento. Este é um estudo de engenharia e arquitetura todo pronto. Foi entregue para nós dia 10 de agosto e agora vai para a Secretaria da Fazenda Estadual para entrar em processo de licitação. Como se trata de uma PMI (Proposta de Manifestação de Interesse) de uma empresa privada, isso não quer dizer que não haverá concorrência pública. Este estudo vai também para o BahiaInvest que administra a parte imobiliária do Estado. De uma forma inédita, eu apresento a vocês. O parque de exposição, por exemplo, tem 500 mil metros quadrados. A área do Centro de Convenções tem 60 mil metros quadrados. O entorno do centro de convenções vai ser permutado para a Reag que entregará para o estado o centro de convenções, com equipamentos, auditório, tudo pronto. O valor todo é de 240 milhões de reais. Nesta área de entorno estão previstos dois hotéis, um hospital, um shopping e prédios empresariais.
Dessa primeira etapa – um centro de convenções e um hotel – o prazo de entrega será de 12 a 18 meses. Contado a partir da licitação que está sendo iniciada.