A Secretaria de Estado de Turismo, em parceria com o Hotéis Rio, inovou com uma ação institucional ousada na noite desta quarta-feira (20). Cerca de 30 influenciadores digitais e representantes da rede hoteleira estiveram presentes em um bate-papo descontraído no topo do Arena Ipanema Hotel, na Zona Sul. O encontro foi mediado pelo secretário de Estado de Turismo, Otavio Leite, que agradeceu a iniciativa de divulgação espontânea e apresentou as ideias para atrair mais turistas para o Rio.
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
“Minha alegria em compartilhar esse momento é imensa! A ação influenciadora nas redes sociais é muito importante para divulgar o nosso Estado. O Rio de Janeiro tem belezas incríveis a serem exploradas e com o trabalho de vocês (influenciadores) chegaremos muito mais rápido ao nosso objetivo. Ajudem-nos a divulgar as nossas “Cidades Maravilhosas”, pois acreditamos que as belezas são singulares e representam ótimos atrativos para os turistas nacionais e internacionais e ainda grandes potenciais econômicos para o desenvolvimento do turismo” – ressaltou o secretário, Otavio Leite.
Veja também as mais lidas do DT
Durante o bate-papo temas como o turismo nas regiões norte e noroeste do Estado, além da visibilidade do turismo segmentado como esportivo, eventos, religioso e gastronômico, foram debatidos entre os influenciadores na deslumbrante vista do Arena Ipanema. Na ocasião, foi divulgado o novo domínio @turismorj das redes pertencentes à pasta do Turismo e a importância do uso da hashtag #TurismoRJ para se criar uma rede de visibilidade espontânea para os turistas que procuram destinos do Estado.
Luci Gonçalves, de 21 anos, é influenciadora digital e youtuber, possui mais de 250 mil inscritos no seu canal sobre estilo e mais de 75 mil seguidores no Instagram. Moradora da periferia do Rio de Janeiro aborda, em suas redes, temas diversos, que vão desde relacionamentos à autoestima e empoderamento feminino. De maneira bem humorada e descontraída, ela ressaltou a importância de eventos que reúnem os influenciadores e o turismo gastronômico das regiões periféricas.
“Achei a iniciativa magnífica porque não focou apenas na divulgação das redes, e sim em ouvir as nossas experiências e no que podemos contribuir para a atração de mais visitantes para o nosso Rio, no meu caso o turismo das favelas. A gastronomia da periferia foi um tema que falamos e fiquei muito contente em compartilhar isso com outros influenciadores – disse Luci ao fim do evento.
Dando pluralidade à ação participaram, ainda, influenciadores de diferentes segmentos, como o advogado Gabriel Ramiro, do blog “Ih Carioquei”, que dá dicas de onde curtir no Rio; a gaúcha e autora do livro “Viajar Pelo Mundo” Claudia Liechavicius, que já viajou mais de 100 países; o casal Lily Pestana e Júlio Paulin do blog “Apaixonados por Viagem”; além do jovem Rene Silva, criador do site “Voz das Comunidades”, com notícias sobre o Complexo do Alemão.
Fenômeno das redes
Segundo dados do Instituto QualiBest de Pesquisas de Mercado, os influenciadores estão em segundo lugar no poder de tomada de decisão na compra de um produto, perdendo apenas para amigos e parentes, que alcançam 57%. Eles são responsáveis, também, por impactar 49% dos jovens. A pesquisa mostra, ainda, que as redes sociais preferidas são: Facebook com 92%; Youtube, 90%; Instagram 73% e Twitter, 31%.