Senador Georgino Avelino, cidade do interior do Rio Grande do Norte, é conhecida pela ostreicultura e se organiza para receber os turistas que já acercam-se na região. Fica a 60 km da capital, Natal, e tem como cidades vizinhas Tibau do Sul, Nísa Floresta e Arez.
Com 26,1 km², é o menor munícipio do estado, tendo 4.484 habitantes, segundo o senso de 2020. Teve seu início histórico ainda no século XVII quando foi fundada por jesuítas, e quando ainda era um povoado, recebeu o nome “Surubajá”, que significa em língua indígena, local que tem muito peixe.
Senador Georgino Avelino foi um dos destino apresentados na XV Convenção da Schultz (de 19 a 23 de Março em Natal). Na ocasião, Hemilly Oliveira, secretária de turismo municipal conversou com o DT. Ela disse que desde que assumiu optou por uniu a política nacional do turismo e o mercado turísticos dentro da sua gestão, o objetivo é gerar um turismo democrática e participativo junto a comunidade.
Veja também as mais lidas do DT
Senador Georgino Avelino está na rota turística
Tornou-se município em 21 de janeiro de 1964, e mudou o nome de Surubajá para homenagear o advogado, banqueiro, diplomata, jornalista, deputado estadual (1924 a 1926) e senador (1946 a 1959) – José Georgino Alves e Sousa Avelino.
Os georginenses vivem de uma agricultura de subsistência e a ostreicultura – o cultivo de ostras – é muito forte na cidade. A lagoa Guaraíras trás um turismo indutor, pelos vizinhos também banhados por ela, atraindo turistas por conta da pesca, dos passeios de barcos, manguezais, assim como todo o turismo de natureza.
Hemilly Oliveira quer profissionalizar o turismo, pois acredita que as cidades vizinhas exploram melhor e a cidade está na rota turística, mas ainda não é representada como tal. Há por exemplo os passeios de buggy e 4X4, já explorados por Senador Georgino Avelino, no entanto, os turistas acabam optando por Natal, Tibau doSul e Nísia Floresta.
Polo Costa das Dunas
Polo Costa das Dunas é o nome turístico dado à região do litoral leste do estado do Rio Grande do Norte. Entre os pontos turísticos em Senador Georgino Avelino há o Terminal Turístico da Barragem, praia e dunas da Malembá, praia da Laguna, lagoa de Guaraíras, Santa Antônio Achado e os quiosques gastronômicos.
O esforço para divulgar o turismo veio também com um processo de capacitação dos cidadãos, como o curso de condutor de turismo local, planejamento estratégico, plano de gestão. E na XV Convenção da Schultz os representantes da cidade puderam apresentar mais sobre esse destino.
Economia
Pela fartura de peixes e frutos do mar, a gastronomia é um ponto positivo do município, a ostras é oferecida aos turistas a possibilidade de degustá-las in natura.
A carcinicultura, técnica de criação de camarões em viveiros, é outro pilar importante da economia da cidade. O produto é comercializado para todo Brasil. Além disso, há o artesanato local, que geralmente é feito a partir de cocos já consumidos.
Senador Georgino Avelino está muito interessada em se promover mais, levar o turismo organizado para o município, gerando assim mais trabalhos e economia para o local. A campanha disseminada pela prefeitura nesse contexto é “Senador Georgino Avelino Terra de Oportunidades“.
O começo de uma cidade turística
Oferecendo uma vida simples típica de interior, ainda mais sendo uma cidade com sol praticamente o ano inteiro, Senador Georgino Avelino pode ser muito interessante para turistas que desejam fugir do estresse das grandes metrópoles.
Ana Maria Santana, diretora geral da Schultz Operadora, aposta no destino e já o incluiu em seu roteiro de vendas.
Segundo a secretária de turismo, a cidade pode receber grupos de até 50 pessoas, tem uma única pousada, a Guaraíras, e alguns restaurantes para até 100 pessoas, além dos quiosques já citados.
Além disso, a menor cidade do Rio Grande do Norte tem vila de pescadores, praias paradisíacas, lagoa, dunas e o mais importante: vontade de receber o turista e fazer deste local um ponto de parada a ser vivenciado.
Conheça mais sobre a cidade Senador Georgino Avelino no vídeo de apresentação abaixo:
Reportagem por Mary de Aquino.