Serra da Canastra, destino natureza e gastronômico!

Continua depois da publicidade

A Serra da Canastra, localizada em Minas Gerais, é um dos mais importantes parques nacionais brasileiros, criado em 1972 com uma área de 71.525 é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), e está na lista de futuros parques a serem privatizados.

Por Patrícia de Campos*

—————————–

É na Serra da Canastra que nasce o Rio São Francisco, um dos mais importantes rios nacionais, com 2.814 quilômetros de extensão, que cruza cinco estados brasileiros e foi a estrada de muitos bandeirantes. No topo da serra, no município de São Roque de Minas, o São Francisco brota de uma pequena nascente, de águas transparentes com pequenos peixinhos “beliscantes”. Se não fosse a indicação da placa feita em pedras, seria impossível se imaginar que o chamado “Rio da integração Nacional” começasse ali. Da pequena nascente ele corre tímido formando depois de sua primeira queda, uma piscina natural sobre um lajeado, com temperatura ideal para um mergulho, e ainda na parte alta da serra, segue para sua segunda queda, só possível de avistar do mirante.
É necessário ao menos um dia para conhecer a parte alta da serra, que guarda dos tempos antigos um curral de pedra, onde os fazendeiros guardavam seu gado que pastava solto por essas bandas. Binóculos e olhos atentos para poder ver a fauna que se abriga nessa área com ares de cerrado, como os tamanduás, veados, lebres, emas e o famoso lobo guará, além de corujas e outros pássaros.

Cachoeira é o que não falta na Serra da Canastra (Crédito: Patrícia de Campos)

Na parte baixa estão as diversas propriedades rurais e as encantadoras cachoeiras da Serra da Canastra, com destaque para a Casca D’anta, com 186 metros de queda, e que leva esse nome devido a uma espécie de árvore chamada Casca D’Anta, com propriedades cicatrizantes, que segundo a história, as antas que por ali viviam se esfregam nela para curar seus ferimentos. Mais uma dúzia de cachoeiras “nadáveis” podem ser encontradas nessa região.
Para quem gosta de queijo, vale tirar mais um dia nessa viagem para fazer a Rota do Queijo Canastra e conhecer pequenos produtores e ainda ter o prazer de degustar essa iguaria nos mais diversos pontos de cura. O queijo da Canastra é único, porque somente nessa região existe uma bactéria que dá ao queijo cru as propriedades que faz do queijo da Canastra único e premiado mundialmente.
Para quem gosta de queijo, vale tirar mais um dia nessa viagem para fazer a Rota do Queijo Canastra (Crédito: Patrícia de Campos)

São Roque de Minas é uma das entradas do Parque Nacional da Serra da Canastra, e a melhor delas. Distante 180 Km da famosa Capitólio, oferece hotéis e pousadas para todos os bolsos, e em todas elas há o contato com os guias locais que podem te levar para conhecer as belezas da Canastra em um 4×4.
—————————

PATRÍCIA DE CAMPOS – TURISMO DE NATUREZA
*Patricia é formada em Comunicação Social (Rádio e TV) pela FAAP, com pós graduação em Marketing pela ESPM. Neta do imortal escritor parnasiano Humberto de Campos, Patrícia é diretora da Gentileza R.P., empresa de representação de hotéis e destinos diferenciados do Brasil.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade