Atividades ligadas ao Turismo geraram um em cada dez empregos no país em fevereiro
Setor foi o responsável pela criação de mais de 27,2 mil novas vagas em todo o Brasil. Destaque vai para as empresas de alojamento e alimentação
Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP), analisados nesta quinta-feira (30) pelo Ministério do Turismo indicaram que as atividades turísticas empregaram mais de 27,2 mil pessoas em todo o país.
Veja também as mais lidas do DT
As empresas de alojamento e alimentação foram as que mais criaram empregos no mês de fevereiro no setor. Foram mais de 15,4 mil vagas formais geradas pelos dois segmentos. O saldo foi positivo também para o segmento rodoviário, com a criação de 6,3 mil postos de trabalho. Ao todo, o turismo nacional compreende mais de 50 atividades econômicas que empregam, anualmente, milhões de brasileiros.
Para a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, contribuíram para o resultado a retomada de festas tradicionais no país e a alta temporada no setor.
“O turismo tem demonstrado a sua força como importante motor da economia do país, estimulando a geração de emprego nas atividades ligadas ao Turismo no país, principalmente no contexto da retomada das atividades turísticas. Os dados só comprovam que estamos, cada vez mais, mostrando que o nosso setor é capaz de transformar a realidade da população brasileira e da economia do país”, destacou.
De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, o maior crescimento do emprego formal no mês ocorreu no setor de Serviços, no qual o Turismo está incluído, com um saldo de 164.200 postos. Ao todo, o país gerou mais de 241,7 mil empregos, sendo mais positivo para mulheres, com geração de 125.311 postos, enquanto para os homens a geração foi de 116.474 postos.
NOVO CAGED
Instituído em janeiro de 2020, o Novo Caged gera estatísticas do emprego formal por meio de informações captadas dos sistemas eSocial, Caged e Empregador Web.
A metodologia adotada visa assegurar a qualidade e a integridade das estatísticas do emprego formal durante a transição dessas fontes de captação de dados.
Acesse AQUI a matéria também no portal do Ministério do Turismo.
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências