Tecnologia nas agências de viagem: como aplicar e trabalhar?

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Na 45ª Abav Travel SP, o comitê de tecnologia da ABAV-SP-Aviesp trouxe conhecimentos para ampliar a tecnologia nas agências de viagem

No 2° dia da Abav Travel SP, grande evento de turismo que acontece no Centro de Convenções do Hotel Monte Real, em Águas de Lindóia, houve importantes palestras para os agentes de viagens.

Uma delas falou sobre “o futuro da tecnologia nas agências de viagem”, feita pelo comitê de tecnologia da ABAV-SP-Aviesp. Na ocasião, estavam presentes Jackson Andrade, CEO da Wooba; e Glaucio Silva, diretor da AGI Sistemas.

O que é digitalização?

O moderador do evento, Alexandre Cordeiro, diretor de produtos da Paytrack, fez um comparativo que mostrou como funcionava as agências de viagens na era “analógica”, e como está no período “digital”.

Além disso, Alexandre explicou o que é a digitalização na prática. “Digitalizar não é escanear um papel e colocar no computador. Não, digitalizar é um processo de transformação.”

Alexandre também apresentou itens importantes a considerar na hora da digitalização. São eles: “Pessoas, processos, valor, inovação”.

Tecnologia nas agências de viagem: ferramentas que podem ajudar

Ainda, ele trouxe tendências, como o chat GPT (bot, ou robô), que pode ou não substituir um ser humano.

“O ser humano só será substituído por um bot, se a pessoa não for humana. Não tiver um atendimento, um relacionamento humano, de verdade”, comentou.

Já para as tarefas repetitivas, o executivo indicou o chat bot, desde que bem preparado.

Outro item importante é o NPS (Net Promoter Score), que é a sua avaliação na internet, a reputação online da sua empresa. Para trabalhar a NPS, é possível enviar uma breve pesquisa ou pergunta ao seu cliente e pedir a opinião sobre o serviço prestado.

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“Em uma escala de 0 a 10, como você avalia o meu serviço? No quê eu posso melhorar?”, explicou Alexandre.

“Com base nisso, eu descubro como posso melhorar meu atendimento, e consigo entender a opinião do cliente, o que gostou ou não, e como otimizar isso”, comentou.

Ensinar e mostrar empatia

Ao final da palestra, os participantes fizeram perguntas para os executivos participantes.

Para responder uma das perguntas, Jackson Andrade, CEO da Wooba, disse: “Não basta dizer aos agentes de viagens: “vendam Europa, vendam América do Sul”, se você não ensinar o método de venda. Então, ensine”, explicou.

“Se está no atendimento online ao seu cliente, por whatsapp, ligue a câmera, sorria. Mostre empatia. Quebre a regra. Sorria, assim nós vamos vencer a inteligência artifical”, complementou.

Para saber mais, acesse o site oficial.


Por Caroline Figueiredo -Repórter do DT.*

*A repórter viajou à Águas de Lindóia a convite da Abav-SP-Aviesp.

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