Das agências com edição do DT
Nesta terça-feira (14), a II Exposição de Cachaças do Nordeste apresentou 12 das principais marcas de bebidas baianas. Evento aconteceu no Exporural, no Parque de Exposições de Salvador. Ação foi destinada para a consolidação da Rota dos Engenhos. Encontro contou com o apoio da Secretaria do Turismo do Estado (Setur), Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri).
A cachaça e seus subprodutos integram a Produção Associada ao Turismo. Um dos eixos de investimentos da Setur com a meta de promover geração de emprego e renda entre comunidades produtoras.
Veja também as mais lidas do DT
No estande da cachaça Limoeiro, o Projeto de Fibras apresentou seu trabalho de revestimento. Ação utilizou material de garrafas de cachaça, que hoje são exportadas para a Europa. Programa foi promovido pela Associação de Produtores e Artesãos – Aproarte, de Ubaíra, na zona turística Caminhos do Jiquiriçá.
Marcas como a Amada, Matriarca e Poço da Pedra também já negociam a entrada no mercado europeu. Neste contexto, a Rota dos Engenhos será um potencial atrativo para a vinda de turistas interessados em conhecer o processo de fabricação da cachaça artesanal.
Prado – Outra ação com vistas à consolidação da Rota dos Engenhos é o evento Gastronomia & Rota da Cachaça, de 7 a 9 de setembro, em Prado, no sul da Bahia, que será interligado ao Festival das Baleias, de 6 a 9 de setembro, no mesmo município.
O grupo de choro Dose Sonora e cantores de forró, apresentaram-se durante o lançamento do evento. Até o próximo domingo (19), a mostra permanece no Parque de Exposições.