A Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur/PE) apresentou o balanço das ações desenvolvidas pela instituição ao longo de 2014, bem como as desempenhadas pelo Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) e pela Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), órgãos ligados à Setur/PE.
Como destaque deste ano, a confirmação do voo direto que ligará o Recife a Buenos Aires, a elaboração, pela primeira vez, do Plano de Marketing e a atualização do Planejamento Estratégico do Turismo de Pernambuco. Foram desenvolvidas diversas ações promocionais de captação de turistas e finalizadas obras importantes para o turismo local.
O projeto Praia sem Barreiras foi ampliado para Candeias, Pau Amarelo e Tamandaré |
Também neste ano, o projeto de acessibilidade Praia sem Barreiras foi ampliado e foram lançados mais três guias turísticos para segmentar a atividade do setor, além das melhorias realizadas na estrutura do Centro de Convenções de Pernambuco.
Veja também as mais lidas do DT
Ao longo de 2014, foram desenvolvidas 55 ações entre feiras, workshops, capacitações, promoções no mercado nacional e internacional. O destaque no âmbito nacional ficou com a participação na 42º Feira das Américas – Abav, onde foi lançada a nova campanha promocional do destino em homenagem ao escritor Ariano Suassuna e ao Movimento Armorial.
No mercado internacional, o Polo Costa dos Arrecifes foi o marco de 2014. O projeto de promoção internacional contou com investimento de R$ 2 milhões do Ministério do Turismo, e percorreu 20 cidades em países de destaque na emissão de turistas para Pernambuco: Estados Unidos, Portugal, Itália, Uruguai, Argentina e Alemanha, entre os meses de setembro e novembro, e capacitou cerca de 1.300 profissionais da cadeia turística.
“Para consolidar a imagem de Pernambuco no âmbito internacional, aproveitamos a visibilidade que a Copa do Mundo trouxe para o estado e percorremos, logo após o mundial, seis países com a ação do Polo Costa dos Arrecifes”, informa o secretário de Turismo de Pernambuco, Romeu Baptista.
O estado recebeu mais de 400 mil visitantes e movimentou meio bilhão de reais no mês de junho. A Copa do Mundo trouxe para Pernambuco visibilidade internacional com a atração de turistas e jornalistas nacionais e estrangeiros e através da transmissão dos jogos para 211 países.
Neste ano, a Setur/PE captou o voo direto que ligará o Recife a Buenos Aires, através da TAM Linhas Aéreas. A companhia irá oferecer, pelo menos, um voo direto semanal, além do aumento da frequência de voos saindo de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
A Setur/PE lançou o Plano de Marketing Turístico para 23 municípios do estado que integram os polos Costa dos Arrecifes, Agreste e Vale do São Francisco. O plano irá mapear todas as ações já realizadas no estado relativas ao turismo e irá definir estratégias e apresentar diretrizes e programas a serem seguidos até 2020.
Neste ano, através do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), foram finalizadas obras com investimento acima de R$ 60 milhões.
No quesito acessibilidade, o Praia sem Barreiras foi ampliado para Candeias, Pau Amarelo e Tamandaré. O projeto tem como objetivo disponibilizar esteiras de acesso ao mar, cadeiras de rodas anfíbias e profissionais qualificados para o banho assistido. O projeto já atendeu mais de 2.500 pessoas em Fernando de Noronha, Boa Viagem, Porto de Galinhas e Olinda.
MVB