Este ano o segmento Turismo Religioso foi acrescentado ao prêmio da Abbtur e o turismólogo Sidnésio Gomes e Moura foi o vencedor na categoria.
Anualmente, a Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo – ABBTUR Nacional realiza uma premiação para aqueles profissionais que se destacam em sua atividade laboral. Trata-se de um reconhecimento do esforço, quase anônimo, de pessoas que buscam na atividade não apenas a realização pessoal, mas um plano mais amplo, social, incentivando gerações mais novas e aumentando o alcance de sua atividade.
Por Paulo Atzingen*
Veja também as mais lidas do DT
Na última semana de setembro foi anunciado os finalistas do X PRÊMIO NACIONAL ABBTUR MÉRITO & TALENTO, e durante a 51ª edição da ABAV Expo foi realizada a premiação.
Este ano o segmento Turismo Religioso foi acrescentado ao prêmio da Abbtur e o turismólogo Manoel Sidnésio Gomes e Moura foi o vencedor na categoria. Sidnésio concorreu com o jornalista e editor da revista Viagens de Fé, Amadeu Castanho e o turismólogo Rubens Moyano com o seu Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustável, de Campos Mourão (PR).
Manoel Sidnésio alcançou o destaque maior por seu conjunto de trabalho. Primeiro, porque ele é um dos organizadores do Fórum Nacional de Turismo Religioso de Natal/RN. Além disso, Sidnésio é o coordenador e elaborador do projeto Caminho dos Santos Mártires do Brasil no Rio Grande do Norte (Leia reportagem do DIÁRIO). É preciso também destacar que Sidnésio percorre já há algum tempo esse caminho do turismo religioso, tornando-o mais do que uma profissão, mas uma vocação.
Tanto que sua monografia para a obtenção do título de Bacharel em Turismo pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte foi “O Espaço Sagrado para o Desenvolvimento do Turismo Religioso Católico no Rio Grande do Norte a partir de Caso nos Santuários de Irmã Dulce/BA e Santa Paulina/SC”.
“Agradeço a todos pelas palavras e incentivo, isto para mim já é um grande reconhecimento. Mas destaco aqui também dois grande apaixonados pelo Turismo Religioso que para mim é uma alegria estar ao lado destas duas grandes referências e dois irmãos e amigos Amadeu Castanho e Rubens Moyano. Deus nos abençoe e conceda-nos forças para prosseguir com o trabalho, de incentivo, motivação na busca do desenvolvimento do Turismo Religioso com o olhar para todos sem distinção. Que o tema deste ano Alcançando a Paz através do Turismo, possamos todos sermos esta mola propulsora de promoção da paz”, afirmou Manoel Sidnésio.
LEIA TAMBÉM:
Rio Grande do Norte anexa seus mártires ao turismo religioso do mundo