O sócio da 123Milhas Ramiro Júlio Soares Madureira, foi ouvido na quarta-feira (6) pela CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) das Pirâmides Financeiras. Ramiro culpou o comportamento do mercado pelo cancelamento da emissão de passagens promocionais da empresa. A decisão foi comunicada pela 123Milhas em agosto.
Agência Câmara com EDIÇÃO DO DIÁRIO
“Acreditamos que o custo do ‘Promo’ [modalidade que sofreu cortes] diminuiria com o tempo […] Uma tendência que projetamos à época e que se revelou precisamente o oposto. Ao contrário do que prevíamos, o mercado tem se comportado permanentemente como se estivesse em alta temporada”, afirmou.
Ele também pediu desculpas aos clientes que compraram as passagens, mas não foram contemplados pelo serviço, já que a empresa parou de emitir os pacotes.
Em resposta ao presidente da CPI, deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), Madureira afirmou que, antes dos ocorridos nas últimas semanas, a empresa não havia passado por dificuldades financeiras.
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A 123Milhas anunciou em 18 de agosto a suspensão temporária da emissão de passagens de uma linha promocional com embarque previsto de setembro a dezembro de 2023. O cancelamento vale para passagens e pacotes do plano “Promo”, que têm datas flexíveis e são vendidos em valores abaixo do mercado.
Na decisão, a juíza Claudia Helena Batista também ordenou a suspensão de todas as ações e execuções contra a 123Milhas pelo prazo de 180 dias. Declarou a “impossibilidade de pagamentos de créditos sujeitos aos efeitos da recuperação” judicial da empresa.
Durante a oitiva, Madureira reiterou que o processo de recuperação judicial abrange unicamente a linha promocional –que, segundo ele, corresponde a 15% da empresa. Outras modalidades de serviços ofertados pela 123Milhas não serão contemplados.
“Os outros 85% dos produtos da 123Milhas de pessoas que compraram e continuam viajando sem nenhum problema não serão afetados a princípio”, afirmou à CPI.
Apesar de ter comparecido à comissão que investiga pirâmides financeiras, o executivo afirma que essa não é a modalidade de negócios da 123Milhas. “Nós não somos uma pirâmide. Somos uma agência de viagem online que vende pacotes, passagens, hotéis, e que, nos últimos anos, embarcou mais de 18 milhões de passageiros”.
Além de Madureira, a Comissão pretende ouvir ainda outros 9 depoentes, todos ligados à 123Milhas.